Barra da Figueira da Foz com plano de emergência para garantir rapidez de resposta

por Lusa

A barra do Porto da Figueira da Foz foi hoje o cenário para um simulacro que envolveu 31 elementos para testar o plano de emergência de salvamento, que promete mais rapidez e uma comunicação "mais eficaz".

O simulacro de um naufrágio com quatro tripulantes decorreu hoje à tarde, envolvendo 31 elementos da Capitania, Bombeiros Municipais, PSP e Autoridade Portuária, apoiados por seis viaturas e sete meios marítimos.

"Atingimos os objetivos a que nos tínhamos proposto", disse aos jornalistas o comandante Silva Rocha, referindo que o tempo de resposta foi "muito satisfatório", registando-se cerca de quatro minutos entre a saída dos meios e a recolha de três dos quatro náufragos, situados em diferentes pontos perto da barra do Porto da Figueira da Foz.

Com o fim do verão, deverão registar-se condições mais adversas no mar, tendo o exercício mostrado que "a máquina está pronta", faltando apenas "olear alguns pormenores", explanou.

Esta foi a primeira simulação já com o plano de emergência para a barra com respostas pré-planeadas - algo que até aqui não existia.

Segundo Silva Rocha, este plano permite que, quando se façam os contactos com as diferentes entidades, estas já saibam que meios "têm de colocar" no terreno, garantindo uma "comunicação mais eficaz", o que acaba por tornar "o processo mais rápido".

O plano ganha ainda mais relevância por se tratar de uma "barra muito específica", sublinhou.

O simulacro que hoje ocorreu testou a capacidade de resposta do plano de emergência, tendo sido simulado um naufrágio, em que uma embarcação de recreio sofre "um golpe de mar e vira-se" perto da entrada da barra.

Após a identificação da ocorrência a partir da câmara de vigilância do radar "Costa Segura", foi acionado o plano de emergência de salvamento da barra, tendo saído todos os meios disponíveis para a recolha dos "náufragos".

A simulação terminou por volta das 16:00, sem qualquer incidente.

Silva Rocha referiu ainda aos jornalistas que "é expectável que até janeiro" o Instituto de Socorros a Náufragos na Figueira da Foz seja reforçado para um total de seis elementos, contando neste momento com apenas três tripulantes.

Tópicos
pub