PJ realiza buscas no União de Leiria, Benfica, Sporting e Braga

por Jorge Almeida - RTP
Lusa

A operação Matrioskas tem seis arguidos segundo a Polícia Judiciária. Entre eles está o russo Alexander Tolstikov, presidente da SAD do União de Leiria. A RTP sabe que existem indícios de o clube ter sido usado num esquema de lavagem de dinheiro.

A Operação Matrioskas da Polícia Judiciária contou com 22 equipas que realizaram buscas esta manhã nos estádios de futebol do União de Leiria e do Sporting de Braga e nas instalações das SAD do União de Leiria, Sporting e Benfica.

No âmbito do inquérito dirigido pelo Ministério Público e em investigação no DCIAP, Departamento Central de Investigação e Ação penal, também foram feitas diligências em “residências particulares, empresas, veículos, escritórios de contabilidade e um escritório de advocacia”, lê-se num comunicado da PGR enviado às redações.

No estádio da Luz os investigadores procuraram documentos relacionados com a contratação de dois jogadores russos do União de Leiria.

Helena Sousa e Silva - RTP

Os inspetores da Polícia Judiciária estiveram na SAD do Sporting à procura de um contrato de um jogador russo também emprestado pelo União de Leiria.

João Miguel Nunes - RTP

O Sporting de Braga confirmou que a Polícia Judiciária esteve esta manhã nas suas instalações. Num curto comunicado, o clube informa que “nem a SAD do Sporting de Braga nem qualquer um dos seus representantes ou colaboradores são visados na investigação referida”.

SAD do União de Leiria no centro das investigações


O empresário russo Alexander Tolstikov, presidente da SAD do União de Leiria, a SAD e o clube são três dos arguidos, além de outras três pessoas com relações com a sociedade anónima desportiva, que também foram constituídas arguidas.

"A investigação desenvolve-se desde o início de 2015, tendo por objeto a presumível prática de crimes de branqueamento, fraude fiscal, falsificação de documentos e associação criminosa por parte de cidadãos nacionais e estrangeiros, correlacionados com a atividade desportiva", explica a PJ, em comunicado.

O que estará em causa?

A RTP sabe que em causa estão suspeitas de que a SAD do União de Leiria pode estar a ser usada num esquema criminoso de lavagem de dinheiro. Os investigadores procuram documentos relacionados com transferência de jogadores que podem configurar crimes de branqueamento de capitais.

O principal arguido é Alexander Tolstikov, o russo que é presidente da SAD do União de Leiria desde o ano passado e que lidera a DS Investments, que detém a maioria do capital da sociedade anónima desportiva.

Manuel Fernandes Silva - RTP

O empresário russo também detém a DS Sports, uma empresa com sede em Moscovo que representa jogadores de futebol, entre eles, alguns portugueses.
Tópicos
pub