Se eleições legislativas fossem hoje o PS voltaria a ganhar

| País

Se as eleições legislativas fossem hoje o Partido Socialista voltaria a vencer, mas os partidos à direita estão a ganhar mais terreno em Portugal, revelou sexta-feira um estudo da Eurosondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença.

De acordo com a sondagem, feita através de entrevistas telefónicas a pessoas com mais de 18 anos, o PSD subiu 0,8 por cento nas intenções de voto em relação ao mês passado.

Por outro lado, o partido de Ribeiro e Castro, apesar de se manter no fim da lista de partidos, cresceu um por cento.

Por oposição, o Partido Socialista perdeu 0,4 por cento enquanto o Bloco de Esquerda caiu 0,6 por cento e a CDU desceu 0,6 por cento.

Os resultados do inquérito da Eurosondagem revelaram ainda que o PSD recuperou a liderança nas intenções de voto dos inquiridos com mais de 60 anos que vivem na região Norte.

Em relação aos índices de popularidade, o barómetro revelou que as variações de popularidade do Presidente da República e do primeiro-ministro são idênticas, com estes dois políticos a terem o melhor desempenho para a maioria dos portugueses.

Cavaco Silva desceu um ponto percentual enquanto José Sócrates perdeu sete décimas.

A imagem do Governo continua em alta e o saldo positivo aumentou quase em seis pontos percentuais.

Em relação aos líderes parlamentares, Marques Mendes segue a tendência positiva do partido, logo seguido pelo líder do CDS-PP cujo saldo positivo cresceu 2,6 por cento.

O líder do Bloco de Esquerda perdeu duas décimas e Jerónimo de Sousa, da CDU, mais de 1,5 por cento.

A sondagem foi realizada entre os dias 31 de Agosto e 05 de Setembro por entrevistas telefónicas a pessoas residentes em Portugal Continental com mais de 18 anos.

A informação mais vista

+ Em Foco

Nos 45 anos do 25 de Abril, a RTP mostra-lhe em exclusivo um documento inédito sobre o período do PREC (Período Revolucionário em Curso 1974 – 1976).

Dois gorilas do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, estão a encantar a Internet com os seus dotes para as selfies.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.