França junta-se ao controlo de notícias falsas no Facebook

por RTP
A difusão de notícias falsas na rede social fundada por Mark Zuckerberg foi duramente criticada antes e depois da eleição presidencial nos EUA Mariana Bazo - Reuters

Oito órgãos da comunicação social francesa preparam-se para implementar ferramentas online destinadas a fiscalizar notícias divulgadas no Facebook.

Em dezembro de 2016, o Facebook começou a anexar rótulos de advertência para notícias inventadas pelos utilizadores, no esforço de combater a desinformação disseminada na rede social. Os Estados Unidos serviram como plataforma para o projeto-piloto.

Esta ferramenta de fiscalização já se expandira à Alemanha. França será o novo país a usufruir desta ferramenta.

Qualquer utilizador da rede social poderá apontar narrativas ali publicadas como "potencialmente falsas", através de uma nova opção no ecrã.

Estas histórias sinalizadas serão, posteriormente, verificadas por entidades terceiras especializadas em informação.

A averiguação de conteúdo das notícias contará, em França, com o apoio de oito órgãos: Le Monde, France Presse, BFM TV, France Télévisions, France Media Monde, L´Express, Liberátion e 20 Minutes.
Novo sistema Google
A par dos rótulos de alerta produzidos pelo Facebook, um outro sistema de fiscalização está a ser desenvolvido pela Google, em parceria com a rede social.

O projeto, intitulado CrossCheck, irá permitir aos utilizadores o envio de perguntas sobre notícias contestadas a entidades de imprensa francesa e reunir informações sobre o assunto abordado.
Tópicos
pub