Programas tv

Casablanca

Casablanca

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Possivelmente, o mais visto, mais amado e mais mítico filme da História do Cinema, que continua deslumbrante ao fim de mais de 60 anos.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Casablanca recebia refugiados de todos os lados da Europa, fugidos ao Nazismo. A sua esperança consistia em chegar a Lisboa por qualquer meio e daí partir para a América. A cidade transformou-se, assim, num antro de corrupção e intriga. Muito do que acontecia em Casablanca, passava pelo "Rick"s Café Américain", um bar e casa de jogo propriedade de um americano chamado Rick. Um dos últimos rumores que circulava, falava de duas cartas de trânsito e respectivos vistos que foram roubadas a dois alemães mortos. O capitão Renault, da polícia, manda prender os suspeitos do costume, o que não satisfaz o major nazi Strasser, e revela a Rick que o chefe do movimento de resistência na Europa, Victor Laszlo, está prestes a chegar a Casablanca na companhia da sua mulher Ilsa. Esta, que teve em tempos uma grande paixão por Rick, está disposta a tudo para salvar o marido dos nazis.

"Casablanca" é, possivelmente, o mais visto, mais amado e mais mítico filme da História do Cinema. Objeto de culto incontornável, "Casablanca", ao fim de mais de meio século, continua a ser uma obra absolutamente fascinante. Uma fabulosa, imortal e universal história de amor em tempo de guerra que o talentoso Michael Curtiz, com um fabuloso jogo de nostalgia, paixão e heroísmo, transformou num momento antológico de romantismo cinematográfico. Com duas magistrais interpretações a cargo de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman e à cabeça de um não menos notável elenco, Curtiz assinou um dos mais marcantes filmes da era dourada do cinema americano.

Ficha Técnica

Título Original
Casablanca
Intérpretes
Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains, Conrad Veidt, Sydney Greenstreet, Peter Lorre, S. Z. Sakall, Madeleine Le Beau, Dooley Wilson.
Realização
Michael Curtiz
Produção
Hal B. Wallis
Autoria
Julius e Philip Epstein e Howard Koch
Música
Max Steiner
Ano
1943
Duração
98m (pb) minutos