Programas tv

Amarcord

Amarcord

Géneros

  • Filmes - Comédia

Informação Adicional

Fellini recorda e evoca a sua infância, a Itália fascista dos anos 30, a melancolia de Rimini e um sem número de histórias...

Um dos mais nostálgicos e fascinantes filmes de Federico Fellini. O retrato pitoresco de uma pequena cidade italiana dos anos de 1930, sob o domínio fascista.
Filme vencedor do Óscar para o Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Numa vila costeira do norte da Itália, nos anos trinta, o jovem Tita (Bruno Zanin) observa várias personalidades excêntricas locais, como membros da sua família, fascistas e mulheres sensuais, que se comportam de forma absurda.
Entre as personalidades do povoado estão o pai, Aurelio Biondi, que num agitado jantar de família se volta contra Tita por este não trabalhar; um padre, que escuta confissões só para dar asas à sua imaginação anticonvencional; a mulher da tabacaria, de seios volumosos; Volpina, a ninfomaníaca, que tenta fazer negócio na praia com os operários de uma construção; o tocador de acordeão cego; e a bela Gradisca, uma vedeta local que tem um romance com um aristocrata no Grande Hotel. Entretanto, a vila prepara-se para um grande comício fascista, que vai produzir algumas perturbações na família de Aurelio.
Um filme de memórias, tempos perdidos, paixões acordadas e pesadelos enterrados, onde Fellini recorda a sua infância em Rimini, nos tempos da Itália fascista, numa série de episódios que é difícil saber se são verídicos ou imaginados. Amarcord é uma referência à tradução fonética da expressão "a m´arcord" (eu me lembro), usada na região da Emilia-Romagna, onde Fellini nasceu.

Ficha Técnica

Título Original
Amarcord
Intérpretes
Puppela Maggio, Magali Noel, Armando Brancia, Ciccio Ingrassia, Nandino Orfei, Luigi Rossi, Bruno Zanin, Gianfillippo Carcano, Josiane Tanzili, Giuseppe Ianigro, Ferruccio Brembilia, Maria Antonietta Beluzzi
Realização
Federico Fellini
Produção
F.C. Produzioni, P.E.C.F.
Autoria
Argumento: Federico Fellini, Tonino Guerra
Música
Nino Rota
Ano
1973
Duração
118 minutos