Programas tv

Mitos Eternos

Mitos Eternos

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Os mitos de ontem e hoje numa série documental de luxo.

A Videofono deslocou uma equipa à Grécia que se fez acompanhar pelo historiador José Hermano Saraiva e durante quatro semanas percorreu os mais célebres cenários da mitologia antiga, e produziu uma série composta por nove programas, que abarcam alguns episódios mitológicos mais famosos na cultura antiga.
No primeiro programa, desenvolvido no Museu de Corinto e no Monte Parnaso, acentua-se a ideia de que os mitos são susceptíveis de múltiplas leituras, encontrando-se para todos eles sentido actual.
O segundo programa, sobre os "Mistérios de Eleusis", teve lugar nas ruínas do Santuário , onde os gregos prestavam culto ás origens da vida.
Na Acrópole de Atenas, decorreu o terceiro programa que tem por título "A Cabeça da Medusa," e revela-se o significado dos mitos que envolvem a Atena, divindade a que os romanos chamavam Minerva.
O quarto programa, "Crime e Castigo", é gravado junto da lendária prisão de Sócrates, e recorda a eterna luta contra o despotismo dos deuses.
"Na Pista de Herakles", gravado nas montanhas do Perlaponeso, apresenta-se uma nova interpretação dos trabalhos de Hércules, símbolo dos pobres de espírito ao serviço de anónimos patrões.
A seguir, nas evocadoras paisagens debruçadas sobre o mar Egeu, são recontadas algumas histórias de amor como as de Dafnis, Cloé, Eros, Orfeu e Eurídice em "Eternas Formas de Amar".
"O Drama do príncipe Orestes" é revivido no teatro de Dionísios, o mesmo lugar onde há vinte e cinco séculos foi representada a peça com esse título. O telespectador é chamado a pronunciar-se para ditar a sentença sobre essa estranha contradição , entre o sentimento e o estado.
"A Humanidade dos Heróis", dá novas perspectivas sobre a história de Teseu, o herói Ateniense, grande e frágil.
O último programa, "Èdipo, rei Contra o Destino", tem lugar nas ruínas deOlímpia, e leva o telespectador até à Cruz dos Três Caminhos, ondde segundo uma tradição milenária , Édipo assassinou o seu próprio pai. È mais um episódio das lutas dos homens contra a força do destino.
No seu conjunto, estes programas trazem à actualidade histórias simbólicas, que fazem parte da cultura Universal, e são apresentadas de harmonia com as mais recentes interpretações da Antropologia Científica.

Ficha Técnica

Título Original
Mitos Eternos
Realização
Paulo Saraiva
Produção
Diogo de Almeida, José António Crespo
Autoria
Prof. José Hermano Saraiva