Programas tv

Segredos e Mentiras

Segredos e Mentiras

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Palma de Ouro em Cannes 96 para este drama familiar de Mike Leigh, sobre o reencontro de uma mãe e uma filha, ao fim de anos de segredos e mentiras

Após a morte da sua mãe adoptiva, Hortense, uma jovem negra de 27 anos, descobre com enorme surpresa que a sua verdadeira mãe é branca. Movida por uma grande curiosidade, Hortense entra em contacto com Cynthia, a sua desconhecida mãe que vive com uma filha num bairro modesto. Sem nunca revelar à filha o seu velho segredo, Cynthia ultrapassa o choque inicial e começa a encontrar-se regularmente com Hortense. Entre as duas nasce um inesperado laço de amizade que vai alegrar a vida monótona, deprimente e miserável de Cynthia e revelar a Hortense uma família insuspeita. Porém, o segredo da sua verdadeira identidade vai criar um complexo e perturbador conflito no seio da família, que no fim acaba por a aceitar plenamente.

Mike Leigh obteve a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1996 com o admirável Segredos e Mentiras, que foi igualmente um dos grandes candidatos aos Oscares desse ano. Leigh constrói um drama familiar, com notável precisão e eficácia, sobre o reencontro de uma mãe branca com uma filha negra, cujo paradeiro desconhecia e cuja, hipotética, existência manteve sempre secreta a toda a sua família. Um reencontro que vai obrigar todos os membros da família a encarar segredos, mentiras, omissões e equívocos de forma clara e assumida, de onde todos acabam por sair enriquecidos de um ponto de vista emocional. Uma inteligente e sensível realização de Leigh, que faz valer o seu grande talento de director de actores, que valeu a Brenda Blethyn o Prémio da Melhor Intérprete em Cannes bem como uma nomeação para os Oscares, tal como Marianne Jean-Baptiste.

Ficha Técnica

Título Original
Secrets and Lies
Intérpretes
Brenda Blethyn, Timothy Spall, Marianne Jean-Baptiste, Phyllis Logan, Claire Rushbrook, Elizabeth Berrington, Lee Ross
Realização
Mike Leigh
Produção
Simon Channing-Williams
Autoria
Mike Leigh
Música
Andrew Dickson
Ano
1996
Duração
137 minutos