Programas tv

No Silêncio de Uma Nota

No Silêncio de Uma Nota

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário sobre Maria João Pires, uma das maiores pianistas da atualidade

Maria João Pires, que aos 5 anos já trocava a sua boneca Janete por Mozart, é considerada uma das melhores e mais aclamadas pianistas da atualidade a nível mundial. Um talento que se manifestou precocemente. Começou a tocar aos 3 anos, interpretando de memória peças que ouvia a sua irmã mais velha tocar. Aos 5 anos deu o seu primeiro concerto com obras de Bach e Mozart e aos 16 concluiu o curso de piano do Conservatório com nota de 20 valores. Desde então, somam-se as atuações nas principais salas, os reconhecimentos e os prémios , que não gosta de receber.
Com uma infância dedicada ao piano, Maria João Pires começou os seus estudos em Lisboa, onde nasceu, mas acabou por ir parar à Alemanha onde foi pupila de Rosl Schmidt e Karl Engel. Torna-se reconhecida internacionalmente ao vencer o concurso internacional do bicentenário de Beethoven, em 1970, que decorreu em Bruxelas.
Personalidade singular, a pianista de 64 anos, tem um repertório que se restringe especialmente a compositores dos períodos barroco, clássico e romântico: como Bach, Mozart, Bethoven, Schubert, Schumann ou Chopin. Repertório que escolhe cuidadosamente, tendo em conta a sua estrutura física: ?As minhas mãos não prestam!?, afirma , apesar das suas gravações chegarem ao top de vendas e dos seus concertos encherem as maiores salas de todo o mundo.
Mas Maria João Pires não é de todo uma pianista convencional. Paralelamente à sua performance nas maiores salas de espetáculo mundiais, Maria João Pires conduz um trator, amassa pão e cultiva a sua ligação à Terra. Uma mulher com um perfil um pouco "hippie" que contrasta com a realidade do universo pianista, tendo mesmo chegado a viver durante aproximadamente dois anos numa auto-caravana que levava para junto das salas de espetáculos.
Além de uma artista genial, Maria João Pires é também uma pessoa interventiva. Mãe de 6 filhos - dois dos quais adotados - e com projetos inovadores, como o Centro para o Estudo das Artes, em Belgais (que lhe custou uma zanga com Portugal), a pianista portuguesa optou, agora, por dedicar as suas energias ao Brasil, onde vive atualmente e desenvolve projetos sociais.
?No Silêncio de uma Nota? é um documentário que aborda as várias fases da vida desta pianista. Desde a sua infância peculiar, ao seu percurso académico, incluindo a sua experiência na Alemanha da qual guarda más recordações ("odiei aquilo. Hamburgo ainda escapa, mas Munique é um centro de nazis horrorosos"), ao seu mais arrojado e polémico projeto que é o Centro para o Estudo das Artes, em Belgais. Tem a duração aproximada de uma hora e conta com a participação de António Vitorino de Almeida, Bernardo Sassetti, Pedro Burmester, Rui Vieira Nery, Mário Laginha, Carlos do Carmo, Eunice Muñoz, a filha Joana Noth, o irmão Hugo Pires, entre outros.
E se um dia Maria João Pires deixasse de tocar? "Todos, todos os medos, menos o de deixar de tocar" afirma.

Uma realização de Pedro Clérigo
Jornalista: Carmen Inácio
Guião: Carmen Inácio / Pedro Clérigo
Direção de Fotografia: Jorge Afonso
Pós produção áudio: Samuel Rebelo
Imagem: Jorge Afonso e Miguel Rodrigues
Pós produção HD: Pedro Clérigo
Coordenação Geral: Telma Teixeira da Silva

Ficha Técnica

Título Original
Maria João Pires
Realização
Pedro Clérigo
Produção
Panavideo
Ano
2006