Programas tv

Grandes Livros

Peregrinação

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Peregrinação

Episódio 2 de 12 Duração: 50 min


Na «Peregrinação» o autor narra a sua vida, de aventuras e desventuras, e as suas viagens pelo Oriente, ao longo de 21 anos, em relatos de enorme riqueza, com descrições muito pormenorizadas dos povos, das línguas e das terras por onde passou. Estas descrições revelam uma enorme admiração e fascínio pela grandiosidade dessas civilizações. Chega, inclusive, a recorrer a personagens orientais para tecer críticas à cobiça e ambição dos mercadores e militares ocidentais. Por outro lado, no Ocidente da época ninguém acreditava que o Oriente fosse assim tão rico e tão diferente quanto a tradições culturais. Por estes factos, o autor é acusado por muitos de exagero, tendo ficado célebre o dito popular «Fernão, Mentes? Minto!» Hoje é consensual o valor histórico e literário da sua obra, feita de elementos verídicos e de ficção. Suspeita-se que algumas partes dos seus escritos tenham sido destruídas pelos Jesuítas aquando da Inquisição.

À época da sua publicação, «Peregrinação» torna-se um sucesso, um pouco por toda a Europa, pelos conhecimentos amplos sobre o Oriente. Nos anos seguintes, teve dezanove edições, em seis línguas.

Biografia

Fernão Mendes Pinto nasceu por volta de 1509 e foi contemporâneo do auge do período da expansão marítima portuguesa. A primeira edição de «Peregrinação» data de 1614 e a vida do autor pode ser entendida como estando dividida em três fases.

Ficha Técnica

Título Original
Grandes Livros
Intérpretes
Narração de Diogo Infante
Realização
João Osório
Produção
Companhia de Ideias
Ano
2009
Duração
50 minutos
Série
I