Programas tv

Os Canibais

Os Canibais

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Filme-ópera de Manoel de Oliveira, adaptado do conto gótico de Álvaro do Carvalhal

Apaixonada pelo misterioso Visconde d"Aveleda, um fidalgo estranho, rico e refinado, a jovem e bela Margarida desdenha a corte de D. João, que com ela queria casar. Devorado pelo ciúme, D. João profere ameaças de morte aos dois amantes.
No entanto, o drama não surgirá de onde o esperamos. Na noite de núpcias o Visconde revela um terrível segredo. Horrorizada, Margarida atira-se pela janela e o Visconde deita-se ao fogo da grande lareira.
Na manhã seguinte, os pais da noiva, ignorando tudo, comem os restos do visconde "assado" na lareira durante a noite. Quando se dão conta, querem dali fugir desesperados, mas a notícia de uma "fabulosa herança" reconcilia-os com a vida.
É no fundo o regresso à tetralogia dos amores frustrados iniciado com Benilde ou a Virgem Mãe, Amor de Perdição e Francisca que Oliveira aqui faz representar, só que de uma forma diferente.

O filme surgiu por iniciativa de João Paes que escreveu a música da ópera, lançando o desafio a Oliveira para fazer um filme com aquela música, o qual não recusou. Faltava só encontrar uma história para levar em frente aquela ideia e então Oliveira pegou num conto de Álvaro do Carvalhal, Os Canibais, com o qual concretizou o projeto.
Mais uma vez Manoel de Oliveira demonstra os seus dotes de realizador, com uma planificação soberba, quer de imagem, de mise-en-scéne
Estreia de Leonor Silveira, atriz que representa o papel de Margarida. Estreia-se neste filme, vindo a ser atualmente uma das atrizes que mais trabalha com o realizador a par de Luís Miguel Cintra que começou a trabalhar mais cedo com Oliveira e ainda hoje continua participando em quase todos os filmes do cineasta.
Com este filme, Oliveira obteve o Prémio Especial da Crítica - São Paulo 1988. Prémio L`Age d´Or, atribuído pela Cinemateca de Bruxelas no mesmo ano e uma Menção Honrosa da Rádio Difusão Portuguesa, através do canal Antena 1, oferecido em 1989.

Ficha Técnica

Título Original
Os Canibais
Intérpretes
Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Leonor Silveira, Oliveira Lopes, Teixeira da Silva, Joel Costa, Rogério Samora
Realização
Manoel de Oliveira
Produção
Paulo Branco, Paulo de Sousa
Autoria
Conto: Álvaro do Carvalhal; Argumento: Manoel de Oliveira
Música
Libreto e música de João Paes
Ano
1988
Duração
94 minutos