Programas tv

Himalaias - A Viagem dos Jesuítas Portugueses

Himalaias - A Viagem dos Jesuítas Portugueses

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Joaquim Magalhães de Castro convida-nos a conhecer um importante capítulo do nosso passado coletivo: as rotas de um grupo de intrépidos jesuítas portugueses do início do século XVII nos Himalaias

Uma série documental de quatro episódios que traduz uma aventura de milhares de quilómetros através de uma das mais espetaculares e deslumbrantes paisagens do planeta.
Terra de mosteiros, alta montanha, lagos de água cristalina e rotas de peregrinação lendárias, o Tibete continua a ser o mais misterioso e aliciante recanto dos Himalaias.

Joaquim Magalhães de Castro, viajante e investigador da História da Expansão Portuguesa, refaz as rotas de um grupo de intrépidos jesuítas portugueses do início do século XVII, pioneiros nos Himalaias, convidando-nos a conhecer um importante capítulo do nosso passado coletivo: a exploração do interior do continente asiático, associada à ancestral busca do mítico reino do Cataio, onde se acreditava existirem cristandades perdidas.
Em 1624, após uma duríssima travessia através dos "desertos de neve" que separam a Índia do Tibete, o padre António de Andrade chega a Tsaparang, a capital do reino tibetano de Guge. Andrade foi o primeiro ocidental a visitar o Teto do Mundo. Outros pioneiros se seguiriam, optando por diferentes rotas que os levariam aos não menos misteriosos reinos do Ladakh, Sikkim, Nepal e Butão.
Ao longo de quatro episódios poderemos seguir, passo a passo, a longa jornada de Joaquim Magalhães de Castro, que se inicia em Macau e termina em Agra, a cidade do Taj Mahal.

Próximas emissões deste programa

  • RTP Internacional

  • RTP Internacional Ásia

Ficha Técnica

Título Original
Himalaias - A Viagem dos Jesuítas Portugueses
Realização
Daniel Deusdado e Joaquim Magalhães de Castro
Produção
Farol de Ideias
Ano
2011
Duração
50 minutos