Programas tv

Uma Família Açoriana

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Episódio n.º2

Episódio 2 de 8

O dia anormalmente belo contrasta com o ambiente pesado que se abate sobre a população de Ponta Delgada, que após uma noite a recolher os corpos das vítimas do naufrágio, se prepara agora para os enterrar.
Se o ambiente já era pesado fica ainda mais tenso, com o Governador a ser vítima de vaias e insultos por parte da população, que parece culpá-lo do sucedido.

Pedro acompanha seu pai nas reuniões políticas e nos negócios da Família.
Apesar de ser mais velho do que o seu irmão António, Pedro é claramente mais introvertido a falar com raparigas, e a segurança que parece ter a lidar com os negócios da família parece desaparecer ao aproximar-se de Rose.
Na rua, Pedro avista dois marinheiros que soltam piropos a Rose, Pedro defende Rose, e acaba por marcar um duelo contra o oficial. (na noite de lua cheia).
Apesar do clima de romance vivido por António e Rose, a jovem americana vê-se na obrigação de contar o sucedido em Ponta Delgada, dos sarilhos em que Pedro se meteu e do duelo que irá travar com o oficial de Marinha.
Vasco Ataíde da Camara acompanhado de seu filho e Francisco Silveira e Roberto Ivens vão ter um encontro com o Governador para lhe entregarem a petição no trajeto deparam-se com um enorme ajuntamento de pessoas na rua central.
Na casa dos Ataíde da Camara, António procura o irmão, acabando por o confrontar em relação ao Duelo que irá decorrer. Pergunta-lhe se pretende mesmo ir para a frente com esta loucura, e se sabe ao menos usar uma arma de fogo. É a primeira vez que sentimos uma noção de camaradagem entre os irmãos.
Já em casa, Vasco apressa a mulher para que parta para as Furnas, Antonio pede para ficar com o pai. Maria Isabel e sua Filha partem nessa noite para as Furnas.
Em casa de Maria Teresa Gomes um grupo de populares prepara-se para saquear e queimar o que encontrar. Vasco Ataíde da Camara parece chegar na hora certa para impedir uma tragédia, mas o grupo não parece sentir-se intimidado com a sua presença no local. António serve de padrinho de duelo a Pedro, e substitui-se a Pedro no duelo.
Maria Isabel acompanhada de sua Filha chega às Furnas onde Maria Isabel desfalece.

Próximas emissões deste episódio

  • RTP Internacional América

Ficha Técnica

Título Original
Uma Família Açoriana
Intérpretes
Nicolau Breyner, Maria João Luís, Nuno Gil, Duarte Guimarães, Maria Leite, Catarina Wallenstein, Frederico Amaral, Carlos Santos, Manuel Wiborg, Maria d´Aires, Adriano Carvalho, Agnelo Meneses, Hugo Tavares, Emanuel Macedo, João Maria Pinto
Autoria
João Nunes (guião), Maria Filomena Mónica (livro)
Ano
2012