Programas tv

África Negra no B.Leza

África Negra no B.Leza

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

Gravação do Concerto ao Vivo do grupo histórico de S. Tomé e Príncipe - África Negra - no espaço B.Leza.
O início da lenda do "Conjunto África Negra" é oficialmente atribuído ao ano de 1974, quando a formação original da banda mais amada e conhecida além-fronteiras de São Tomé e Príncipe sentiu que tinha chegado a hora de começar a tocar ao vivo no circuito dos "fundões" (bailes ao ar livre que juntavam as diferentes comunidades locais) da capital São Tomé.
Na década de 80 revelou-se a época de expansão do Conjunto África Negra. O grupo tocava regularmente por todo o país natal, fazia visitas regulares a Portugal, visitou Angola nove vezes (em tours pelas províncias de Luanda, Benguela e Cabinda) e foram um sucesso retumbante em Cabo Verde.
Os anos dourados dos África Negra chegaram a um fim quando a banda terminou uma digressão das ilhas de Cabo Verde em 1990. A tour teve tamanho êxito que desmembrou a banda. Na altura de regressar a São Tomé, o vocalista João Seria e o baixista Pacheco decidiram ficar na Praia, tal era a adoração de que gozavam.
Atualmente os África Negra são seis pessoas (voz, duas guitarras, bateria, baixo e percussão), sendo que dois dos membros fazem parte da formação original, o vocalista João Seria e o guitarrista Leonildo Barros, e será este grupo que se apresentará em Portugal, pela primeira vez desde a última visita perdida algures na memória dos anos 80. Para todos os lusófonos de coração, neste Verão chegou a hora do reencontro há muito devido com este património vivo da música e cultura são-tomense.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
África Negra no B.Leza
Produção
RTP
Ano
2014
Duração
148 minutos