Programas tv

O Passado e o Presente

O Passado e o Presente

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Filme do realizador Manoel de Oliveira, premiado pela Casa da Imprensa com o prémio de Melhor Realização e Melhor Fotografia.

Vanda é uma jovem mulher que em vida despreza os maridos para os venerar depois da morte. Um jogo de ficção entre o real e o imaginário, o imaginário de uma personagem obcecada por um mundo que já não é mundo. Procura viver o presente com os homens que viveu no passado, com uma memória daquilo que enquanto tinha não fez caso.

"O Passado e o Presente" marca o reinício da atividade de Manoel de Oliveira como realizador, no género da ficção. Antes, tinha-se dedicado mais ao documentário. Embora sendo originais alguns dos filmes que antes realizou, só a partir de então a sua obra se distinguirá pela permanência e evolução de um estilo pessoal em que ele mistura a arte do cinema e a arte do teatro e que se caracteriza por um abandono do realismo, que se converte nele em retrato de traços alegóricos e expressionistas, ilustrando, com algum picante, figuras-tipo da sociedade portuguesa.
A ante-estreia do filme teve lugar no Grande Auditório da Fundação, a 25 de Fevereiro de 1972, numa sessão solene com a presença do Presidente da República, Américo Thomaz, e de quase todas as ilustres personalidades do governo marcelista. Os 1500 lugares da sala esgotaram. Este evento, não só como gesto simbólico mas também como ato cultural e político, teria consequências bastante importantes para ao futuro do cinema em Portugal.

Ficha Técnica

Título Original
O Passado e o Presente
Intérpretes
Manuela de Freitas, Maria de Saisset, Bárbara Vieira, Alberto Inácio
Realização
Manoel de Oliveira
Produção
Centro Português de Cinema
Música
"Sonho de Uma Noite de Verao", Felix Mendelssohn
Ano
1971
Duração
111 minutos