Programas tv

Shakespeare - 400 Anos de Espanto

Shakespeare - 400 Anos de Espanto

Géneros

  • Artes e Cultura - Teatro

Informação Adicional

No ano em que se comemoram os 400 anos da morte do vulto maior do teatro mundial, a RTP homenageia William Shakespeare com a exibição de quatro peças do autor com produção do Globe Theater

Considerado o dramaturgo mais influente do mundo, Shakespeare é autor de 38 peças, 154 sonetos, 2 longos poemas narrativos e diversas poesias. Os seus textos foram adaptados em todo o mundo e, ainda hoje, são motivo de inspiração na produção de conteúdos para televisão, cinema, literatura e teatro.
Em 2016, assinala-se os 400 anos da morte de William Shakespeare e a RTP2 vai homenagear o escritor/dramaturgo com exibição de quatro peças do autor com produção do Globe Theather: Romeu e Julieta, A Tempestade, Tanto barulho Para Nada, Noite de Reis e o documentário Shakespeare: Last Will & Testament.

Shakespeare produziu a maior parte da sua obra entre 1590 e 1613. As suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, géneros que ele levou ao ponto máximo da sofisticação e do talento artístico no fim do século XVI. A partir de então, escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa. Na sua última fase, escreveu um conjunto de peças classificadas como tragicomédias ou romances e colaborou com outros dramaturgos. Durante sua vida, diversas das suas peças foram publicadas, em edições com variados graus de qualidade e precisão. Em 1623, John Heminges and Henry Condell, dois atores e antigos amigos de Shakespeare, publicaram o chamado First Folio, uma coletânea das suas obras dramáticas que incluía todas as peças (com a exceção de duas) reconhecidas atualmente como sendo de sua autoria.

Ficha Técnica

Título Original
Shakespeare - 400 Anos de Espanto
Ano
2015