Programas tv

Amor

Amor

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Filme dramático do cineasta austríaco Michael Haneke com Isabelle Hupert e Rita Blanco, sobre o amor e o envelhecimento

Georges e Anne são dois professores de música reformados que já passaram dos oitenta anos de idade. O casal reside num belo apartamento de Paris e tem uma vida cultural ativa. A filha, que se dedica igualmente à música, vive no estrangeiro com a família. Um dia Anne, na sequência de uma intervenção cirúrgica para desobstruir a carótida, fica com um lado do corpo paralisado. Totalmente dependente, deixa de conseguir tocar piano. Os dias vão passando e começa a manifestar sinais de demência progressiva. Numa situação sem retorno, os dois lidam com o inevitável fim que se aproxima e o amor que os une é posto à prova.

Amour, do aclamado cineasta austriaco Michael Haneke, que vence em Cannes a Palma de Ouro em 2012, para além dos Prémios do Cinema Europeu e o Globo de Ouro e Óscar para melhor filme estrangeiro.
Com as extraordinárias interpretações de Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle
Riva, mas também de Isabelle Huppert e Rita Blanco, que nos retratam a história de dois professores de música reformados, Georges e Anne, que já passaram dos oitenta. Vivem comodamente num belo apartamento de Paris, têm uma vida cultural ativa e sentem-se felizes e realizados. Até Anne ter um acidente cardiovascular. Saída do hospital, paralisada de um braço e impedida de voltar a tocar, torna-se totalmente dependente dos outros. Os dias vão passando até que todos se apercebem que a doença também lhe afectou o cérebro e que ela caminha para uma demência progressiva. E é assim que, a braços com uma
situação sem retorno, eles vão ter de aprender a lidar com o medo e com a consciencialização do fim que, inexoravelmente, se aproxima.

Ficha Técnica

Título Original
Amour
Intérpretes
Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert, Alexandre Tharaud, William Shimell, Rita Blanco
Realização
Michael Haneke
Produção
Stefan Arndt, Veit Heiduschka
Autoria
Michael Haneke
Ano
2012
Duração
125 minutos