Programas tv

Postal da Grande Guerra

Postal da Grande Guerra

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Uma rubrica semanal do Jornal 2 que dá voz à memória da Primeira Grande Guerra

A partir de dia 13 de novembro, o Jornal 2 retoma a emissão do Postal da Grande Guerra, a segunda série de um projeto que nasceu da parceria entre a RTP e a Comissão para as Evocações do Centenário da Grande Guerra, no âmbito das evocações do Centenário da Primeira Guerra Mundial.

Um ano depois revisitamos as descobertas na Biblioteca Nacional de Portugal para perceber o valor de documentos inéditos de João Chagas, nosso embaixador em Paris durante a Grande Guerra e uma caixa de Ana Castro Osório, feminista e mentora da republicana Cruzada das Mulheres Portuguesas.
Encontramos cartas ainda por abrir de alemães detidos nos "depósitos de concentrados" em Portugal, enviadas ao cônsul alemão em Espanha (país neutro), e que ficaram retidas em Lisboa no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Recordamos o ataque a Ponta Delgada por um submarino alemão, a intervenção americana na defesa dos Açores, concedida pelo nosso aliado, a Inglaterra; acompanhamos os primeiros passos para a criação de uma base aeronaval, em Ponta Delgada, e passagem de Roosevelt pelo arquipélago.
Visitamos "a revolta da batata" em Lisboa, e um pouco por todo o país, com tumultos, greves, tiroteios e batatada. E mostramos como em dezembro de 1917 Sidónio Pais encabeça uma revolta vitoriosa, em que se suspendem as garantias.
Vamos ter heróis portugueses, do mar e do ar, e uma estratégia importante de defesa de artilharia de costa, de que restam vestígios.
Em termos culturais e artísticos, registamos o lançamento da revista Orpheu, e do futurismo com Almada Negreiros. Lemos as memórias de Jaime Cortesão, capitão médico gaseado na frente da Flandres; o jornalista e humorista André Brun que se ofereceu para a guerra e escreveu crónicas para A Capital e o livro A Malta das Trincheiras. Arnaldo Garcez é o fotógrafo embedded que regista a passagem de Portugal pela Grande Guerra, dentro e fora das trincheiras.
Acompanhamos a aventura de Jaime Batalha Reis, amigo de Eça de Queirós, diplomata na Rússia dos Sovietes, que em plena revolução leva 2 anos a chegar a Portugal. Recordamos as batalhas e estratégias bélicas que culminam na Operação Georgette e na trágica Batalha de La Lys em 9 de abril de 1918.
Daqui a um ano, em novembro, chegamos ao Armistício e sentamo-nos à mesa das negociações.
Falta saber o que aconteceu aos alemães desterrados, aos prisioneiros portugueses que levam anos a regressar a Portugal e vamos saber o que aconteceu aos nossos soldados mutilados e gaseados.
Tudo o que poderá ver e conhecer na II série do Postal da Grande Guerra a partir de dia 13 novembro, à segunda-feira, no Jornal 2.

Ficha Técnica

Título Original
Postal da Grande Guerra
Ano
2017
Duração
02 minutos
Série
II