Programas tv

Fanny e a Melancolia

Fanny e a Melancolia

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário comemorativo dos 95 anos de Agustina Bessa-Luís com realização de Adriano Nazareth Jr. e argumento e adaptação de Mónica Baldaque

Documentário de Adriano Nazareth que remete para o Porto e um Douro do século XIX, presos pela corrente do rio e dos mistérios que esconde.
Fanny Owen, uma figurinha frágil, levada pelos ventos, transformada em personagem, é amparada pela ligação sinistra de Camilo Castelo Branco e José Augusto Pinto de Magalhães; ela, o terceiro elo, que Agustina interpreta e denuncia, sem sentimento, numa aliança cerebral com Camilo, um interlocutor familiar.
Agustina e Manoel de Oliveira falam sobre a história, cada um com a sua visão. O realizador dar-lhe-á um brilho romântico, no filme Francisca.

O Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, no âmbito das comemorações dos 95 anos da escritora, em 2017, realizou três documentários em torno de três personagens da obra da autora, que circulam entre Amarante e o Alto-Douro, romanceadas por Agustina com a lucidez de uma Sibila e o olhar de uma ave solitária, as que sobrevoam os mesmos lugares há milénios.
Os documentários, com realização de Adriano Nazareth e textos adaptados e/ou ficcionados por Mónica Baldaque a partir das obras de Agustina Bessa-Luís, dividem-se em três títulos: As Sibilas do Passo; Fanny e a Melancolia; Ema e o Prato de Figos.

Ficha Técnica

Título Original
Fanny e a Melancolia
Intérpretes
Maria Baldaque
Realização
Adriano Nazareth Jr.
Produção
Agente a Norte, Círculo Literário Agustina Bessa-Luís
Autoria
Argumento e textos adaptados das obras de Agustina Bessa-Luís: Mónica Baldaque
Ano
2018
Duração
28 minutos