Programas tv

Independência Já! Uma História a Pretos e Brancos

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Episódio n.º1

Episódio 1 de 4 Duração: 50 min

Primeiro de uma série de quatro programas que se propõe rever a saga da descolonização portuguesa em África, tendo Moçambique como ponto de perspectiva.

A história começa em Lourenço Marques, então capital da "Província Portuguesa de Moçambique", numa quinta feira aparentemente igual a todas as outras. Estava-se a 25 de Abril de 1974.

Em Moçambique, desde fins de 1973 que o Movimento dos Capitães está organizado e implantado em todo o território. Em Fevereiro de 74 chega mesmo a planear um golpe de estado em Moçambique. Pretendia desta forma levar o Movimento dos Capitães em Portugal, a avançar com o seu golpe, pondo fim ao impasse em que caíra a guerra colonial.

É pela rádio que a notícia da rebelião em Lisboa chega aos militares portugueses estacionados em Moçambique, inclusive aos capitães organizados no Movimento e também aos guerrilheiros.

As autoridades coloniais tentam limitar o impacto da notícia no interior do território. A Rádio omite ao máximo referências à questão colonial e os jornais dão sobretudo destaque à declaração da Junta de Salvação Nacional que se propõe "garantir a sobrevivência da nação soberana no seu todo pluricontinental" Torna-se no entanto impossível impedir a agitação que rapidamente surge nos centros urbanos.

Começam 19 meses vertiginosos (Abril de 74 a Novembro de 75) relatados recorrendo a imagens da época existentes no Arquivo da RTP, muitas das quais nunca utilizadas, e também a testemunhos inéditos de protagonistas da queda do último império africano.

Ficha Técnica

Título Original
Independência Já! Uma História a Pretos e Brancos
Produção
Alice Milheiros
Autoria
Fernando Magalhães
Ano
2001
Duração
50 minutos