Ouvir

Prémio Jovens Músicos | Comunicado Oficial

34ª edição

|

Prémio Jovens Músicos | Comunicado Oficial Prémio Jovens Músicos | Comunicado Oficial

Prémio Jovens Músicos | Comunicado Oficial

Dado o contexto da pandemia global que afeta o mundo artístico e musical em Portugal e no mundo, a direção do Prémio Jovens Músicos, em consonância com a direção da Antena 2, decidiu adiar a 34ª edição do Prémio Jovens Músicos para 2021, mantendo-se porém o objetivo de realizar o Festival Jovens Músicos em 2020, contando com a participação de entidades parceiras e ex-laureados.

Esta decisão resulta da análise de um conjunto substancial de preocupações partilhado por candidatos nas várias categorias do concurso, nomeadamente no que se refere a dificuldades de deslocação nas datas previstas para as provas eliminatórias, à impossibilidade de garantir o cumprimento dos períodos de quarentena após viagens efetuadas a partir do estrangeiro, ao difícil acesso a salas de estudo para ensaios e preparação das provas, e à impossibilidade de trabalho de conjunto (música de câmara) ou com pianistas acompanhadores, entre outros constrangimentos.

Tendo sido avaliada e discutida esta situação com as entidades parceiras e com a Presidente do Júri do PJM, concluiu-se que, apesar da divulgação de indicadores positivos no controlo do surto pandémico, os transtornos causados não só têm persistido como, em muitos aspetos, se têm agravado. Daí a decisão de adiar a 34ª edição do Prémio para o próximo ano.

Neste contexto, a coordenação do PJM retomará os trabalhos com o objetivo de assegurar, por um lado, a realização do festival, e por outro a apresentação da calendarização para o concurso em 2021.

Mais se informa que os candidatos atualmente apurados manterão o seu legítimo direito de participar na edição de 2021 sem necessidade de realizar novas provas pré-eliminatórias. Serão anunciadas novas datas para realização dessas provas apenas para os restantes participantes de modo dar uma oportunidade não só a novos concorrentes como a todos aqueles que não puderam enviar as suas gravações este ano ou que o tenham feito em condições adversas.

Agradecendo o empenho por todos demonstrado e na esperança de que os jovens músicos possam assim preparar-se com maior tranquilidade e encontrar as melhores condições de estudo e de trabalho.

Com as melhores saudações musicais,

João Almeida, Diretor da Antena 2
Luís Tinoco, Diretor do PJM