Inspeção do Ambiente participou ao MP crime de poluição de fábrica de tomate

por Antena 1

Foto: Reuters

A Inspeção-Geral do Ambiente participou ao Ministério Público a existência de crime nas descargas feitas na Ribeira da Assêca, em Rio Maior, Santarém. A descarga poluente foi realizada por uma empresa da indústria agroalimentar de processamento de tomate.

A inspeção, realizada no seguimento de uma denúncia, confirmou a degradação da qualidade da água e a morte de peixes neste afluente do rio Tejo.

A empresa terá de implementar, no prazo de cinco dias, um sistema de retenção de emergência. Caso não cumpra, a Inspeção-Geral do Ambiente poderá decretar o encerramento da fábrica.

A Junta de Freguesia de Moçarria aplaude a decisão. Marcelo Morgado, presidente da junta local, congratula-se com o resultado da inspeção.

Contudo diz que ainda há muito a fazer, para resolver a degradação da qualidade da água e a morte de peixes, neste afluente do rio Tejo.

A presidente da associação ambientalista Zero, Carla Graça, diz que é importante penalizar quem pratica o crime de poluição que traz danos as populações, mas também à economia local.

pub