Autárquicas 2021. Viana do Castelo

por RTP
Imagem de drone: RTP | Grafismo: RTP

Conheça os candidatos, os números do concelho e os resultados das últimas eleições autárquicas de 2017.

Na contagem decrescente para as Eleições Autárquicas, que terão lugar no final do mês de setembro, a RTP realiza um ciclo de 22 debates. Reveja aqui o debate de Viana do Castelo na íntegra.
Candidatos à Presidência da Câmara

Cláudia Marinho – CDU
Com 46 anos de idade, é licenciada em Educação Social e Especialista em Educação e Promoção da Saúde. Educadora Social numa IPSS da cidade de Viana do Castelo, Cláudia Marinho é atualmente vereadora sem pelouro na Câmara daquele concelho desde 2017. Exerce funções de coordenação numa Equipa de Rua, com população consumidora de substâncias psicoativas. É membro da Direção Regional do PCP e da Concelhia de Viana do Castelo.

Cristina Miranda – Chega

Cristina Miranda, de 54 anos e professora de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e técnica de geriatria. É natural de Castelo de Neiva. Preside à Comissão Política Distrital do Chega na capital do Alto Minho e é Professora AEC na empresa Associação Mentes Brilhantes. Estudou no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

Eduardo Teixeira – PSD,CDS-PP
Eduardo Teixeira, economista de 48 anos. Exerceu um primeiro mandato como deputado na Assembleia da República entre 2011 e 2015. Atualmente deputado no Parlamento, é a segunda vez que Teixeira se candidata à Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde já foi Vereador. Ocupou vários cargos em órgãos do partido a nível concelhio, distrital e nacional. Em setembro de 2020 foi reeleito pela terceira vez consecutiva presidente da concelhia do PSD de Viana do Castelo.

Jorge Teixeira – Bloco de Esquerda
O arquiteto Jorge Teixeira, de 56 anos, é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Viana do Castelo. Natural de Vila Nova de Gaia mas reside em Viana há cerca de 30 anos. Licenciado em Arquitetura e Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano, exerceu funções de Técnico Superior na Câmara Municipal de Viana do Castelo e é docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo há mais de 20 anos.

É atualmente membro eleito pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Viana do Castelo, função que exerce desde 2005, com uma interrupção no mandato 2013-17. Pertenceu também aos órgãos sociais do sindicato dos professores do Norte e aos órgãos nacionais da Ordem dos Arquitectos.

Luís Nobre Pereira – PS
Formado em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduado em Direito das Autarquias Locais e Urbanismo, Luís Nobre, 49 anos, é atualmente vereador do Urbanismo na Câmara de Viana do Castelo. Vereador há 16 anos, exerceu funções como autarca de freguesia durante outros 11 anos. Atualmente a Câmara é liderada por José Maria Costa, que pela legislação da limitação de mandatos se vê impedido de se recandidatar. A comissão política concelhia do PS é liderada por Luís Nobre desde 2018.

Maurício Antunes da Silva – Iniciativa Liberal
Com 37 anos de idade, Maurício Antunes da Silva é Coordenador-Geral e membro-fundador do Núcleo Territorial de Viana do Castelo e membro do Conselho Nacional da Iniciativa Liberal. Com formação em Produção e especialização em Qualidade e Melhoria Contínua, Maurício Antunes fez o seu percurso profissional na indústria.

Paula Veiga – Nós, Cidadãos
Paula Cristina Veiga, de 53 anos, atual vereadora independente, é candidata à Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo Nós, Cidadãos! Natural de Angola e a residir na freguesia urbana de Meadela, é coordenadora distrital do Nós, Cidadãos. Paula Veiga é professora de ensino especial na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima e colabora com várias associações cívicas.

Rui Martins – Aliança
Arquiteto e empresário de 66 anos. Foi vereador do urbanismo do antigo presidente socialista da Câmara de Viana do Castelo. Em 1994, integrou, como vereador do Planeamento, Gestão Urbanística e Ambiente, a equipa de Defensor Moura. Entre 1989 e 1993, o arquiteto fez parte, como vereador independente, do mandato da maioria social-democrata de Carlos Branco Morais.

Viana do Castelo em números:- População: 85 864 (-3,2% em relação a 2011)
- Número de eleitores: 82 663
- Desemprego: 4,2%
- Setor com mais trabalhadores: Indústria (26,8%)
- Rendimento médio mensal: 1 115€

Notas metodológicas:
A RTP reuniu os dados de cada concelho capital de distrito no que diz respeito à população residente, rendimento médio mensal, setores dominantes na economia e taxa de desemprego. Para além destes concelhos, damos destaque a outros quatro concelhos por decisão editorial. São eles: Almada, Amadora, Figueira da Foz e Odemira.
Nos casos de Odemira, Faro e Lisboa, por terem um número elevado de estrangeiros residentes, incluímos também a percentagem de cidadãos estrangeiros no total da população.
A nível da população, conta o número absoluto de pessoas apurado no Censos 2021 e a variação percentual em relação ao Censos anterior (2011). Já o número de eleitores diz respeito a junho de 2021, conforme consta em Diário da República n.º116/2021, Série de 2021-06-17.
Quanto ao rendimento médio mensal, contabiliza-se o valor em euros do rendimento dos trabalhadores por conta de outrem em 2019. Para efeitos de comparação, a média nacional era de 1.206€, mas apenas seis concelhos analisados igualam ou estão acima desse valor.
Em relação ao setor com mais trabalhadores, é apresentado nesta infografia o que obteve a percentagem mais elevada de respostas por concelho, ou seja, aquele que em cada concelho emprega mais pessoas. Os dados são relativos a 2019, mas refletem a tendência dos últimos anos.
Contamos ainda com os dados do desemprego, com a percentagem de desempregados inscritos no IEFP em 2020. Para comparação, a percentagem nacional foi de 5,8 por cento.
Por fim, lembramos também os resultados de há quatro anos, nas Eleições Autárquicas de 1 de outubro de 2017.
Fontes: INE, PORDATA, IEFP, Secretaria-Geral da Administração Interna

pub