Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

José Sena Goulão - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h51 – EUA próximos de imunidade de grupo até ao verão, diz Biden

A população dos Estados Unidos irá aproximar-se “até ao verão” da imunidade de grupo para o novo coronavírus, afirmou hoje o Presidente norte-americano Joe Biden, que reviu em alta os objetivos iniciais de vacinação.

“Estou confiante no facto de que daqui até ao verão estaremos bem encaminhados para a imunidade de grupo”, afirmou Biden.

A disponibilidade de vacinas estará generalizada “até à primavera”, disse ainda o Presidente norte-americano, apontando como alcançável o objetivo de administração de 150 milhões de doses nos primeiros 100 dias da nova Presidência, acima dos 100 milhões de doses inicialmente previstos.

22h49 – Mais 627 mortes e 26.816 infeções no Brasil nas últimas 24 horas

O Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia, contabilizou 627 mortes e 26.816 infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério brasileiro da Saúde.

No total, a nação sul-americana concentra agora 217.664 óbitos e 8.871.393 casos positivos de Covid-19 desde o início da pandemia, que foi registada oficialmente no país no final de fevereiro último.

A taxa de letalidade da doença no Brasil permanece em 2,5%. Já a taxa de incidência está fixada em 104 mortes e 4.222 casos por cada 100 mil habitantes.

Geograficamente, o foco da pandemia é São Paulo, estado mais rico e populoso do país, que sozinho concentra 1.702.294 infetados e 51.556 vítimas mortais.

22h45 – Governo está a acionar "todos os mecanismos" no quadro internacional

A ministra da Saúde afirmou, ainda em declarações à RTP, que o Governo está a “acionar todos os mecanismos” à sua disposição a nível internacional, face à situação da pandemia, com objetivo de garantir a melhor assistência aos doentes Covid-19.

“O Governo português está a acionar todos os mecanismos de que dispõe, designadamente no quadro internacional, para garantir que presta a melhor assistência aos utentes”, afirmou Marta Temido.

Questionada pela jornalista Fátima Campos Ferreira sobre se o Governo está a “equacionar pedir ajuda internacional, ajuda europeia, enviar doentes” para outros países, a ministra considerou que Portugal, geograficamente, tem uma “situação distinta” de outros países do centro da Europa, onde, “mesmo em situação normal, aspetos como a circulação transfronteiriça de doentes já acontece como uma realidade simples”.

“Estamos num extremo de uma península e, portanto, com maiores constrangimentos geográficos, mas de qualquer forma, há mecanismos e há formas de obter auxílio e de enquadrar formas de colaboração e, naturalmente, que as estamos a equacionar”, admitiu Marta Temido, ao considerar que é preciso ter a “consciência de que a situação europeia é toda ela preocupante”.

22h12 – Vacina Pfizer eficaz em Israel, com quase 30% da população vacinada

Dados preliminares de um estudo clínico em Israel apontam para um grau de eficácia da vacina Pfizer para o Covid-19 superior ao previsto, numa altura em que o país se aproxima dos 30% de população vacinada.

Segundo a Maccabi Healthcare Services, organização independente de prestação de cuidados de saúde, apenas 0,015 por cento das pessoas contraíram Covid-19 na semana após receberem a segunda dose da vacina Pfizer.

Anat Ekka Zohar, responsável pelo estudo, afirmou ao Times of Israel que os resultados “são muito bons” e, se a tendência se mantiver, “pode ser que a vacina seja mais eficaz do que apurou a Pfizer durante os ensaios clínicos”.

Os dados preliminares do estudo israelita indicam que, de 128.600 pessoas vacinadas, apenas 20 contraíram o novo coronavírus.

Zohar sublinhou que a informação é “muito preliminar”, mas também importante “já que todo o mundo está a prestar atenção a Israel para receber informação sobre a eficácia da vacina”.

Segundo a base de dados estatística Our World in Data, Israel lidera de longe a vacinação a nível global, com um total de 3,83 milhões de doses administradas, à frente dos Emirados Árabes Unidos com 2,57 milhões de doses.

21h50 – “Sofrimento ético futuro”

Marta Temido acredita que, “da parte dos serviços de saúde, neste momento está toda a gente a fazer parte da solução, porque infelizmente as pessoas não têm tempo, quem está na linha da frente não tem mesmo tempo para chorar, para pensar”.

A ministra da Saúde frisou que os profissionais de saúde continuam, todos os dias, a trabalhar e a responder à crise pandémica. “E isso vai trazer, mais do que o sofrimento ético atual, o sofrimento ético futuro, porque isto tem um custo”, lamentou.

21h30 – “Estes doentes morrem duas vezes”

O presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida acredita que “precisamos, neste momento, de ajudar a senhora ministra (da Saúde) e de ajudar o Governo”.

“Nós precisamos de uma grande aliança, precisamos de um grande movimento”, considerou Jorge Soares, para quem “o problema não é político, é de saúde pública”.

“O problema somos nós, Portugal, e os portugueses”, defendeu. “O problema não são os interesses corporativos, individuais ou o que seja. O problema é o bem comum”.

“Temos de mobilizar as pessoas e fazê-las sentir que estamos com elas nos sacríficos e nas dificuldades”, declarou à RTP.

Para o responsável, é também necessário “mobilizar os recursos privados e os recursos sociais”, dando o exemplo da mobilização de estudantes para as equipas de rastreios. “O momento é para amanhã”, alertou.

“Nós temos de perceber que estes doentes morrem duas vezes”: quando é verificado o óbito, mas também, antes quando entram nos cuidados intensivos, o que é uma morte afetiva, pois nunca mais veem a família. “A sua última família são os profissionais de saúde”, lamentou Soares.

21h15 – “Falta lucidez pela sobrecarga na medicina intensiva”

O especial de informação da RTP conta também com a presença do presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Jorge Soares. “Está a faltar lucidez pela sobrecarga com que se está a trabalhar na medicina intensiva”, considerou o responsável.

“Quase me secam as palavras ao pensar no número de óbitos em Portugal”, lamentou.

21h10 – Há camas nos hospitais, mas não há recursos humanos

Sobre a situação nos hospitais do país, a ministra da Saúde explicou à RTP que “temos camas”. “O que já não temos neste momento, ou que muito dificilmente conseguimos ainda gerir são os recursos humanos”.

21h05 – Marta Temido à RTP: “É um momento extremo”

A ministra da Saúde está neste momento a participar no especial de informação da RTP sobre a pandemia de Covid-19.

“Penso que nós temos um confinamento extraordinariamente austero”, considerou Marta Temido.

A responsável frisou que este “é um momento extremo” em que “temos todos os nossos jovens sem poderem ter frequência escolar, em que temos um conjunto de atividades económicas encerradas por necessidade de contenção da transmissão”, assim como serviços de saúde limitados e um número de óbitos dramático.

“Temos de ter a perceção que as medidas de confinamento que estamos a ter são mesmo as medidas extremas, as mais gravosas”, acrescentou.

20h58 – Vacinação de não prioritários nos lares é aproveitamento de sobras, diz CNIS

A vacinação nos lares de idosos "está a correr bem", disse hoje o presidente da CNIS, que entende que as notícias sobre uma alegada vacinação indevida de pessoas não prioritárias revelam "alguma exploração tendenciosa" de um aproveitamento de sobras.

"A ordem de vacinação nos lares é: primeiro os utentes, em segundo lugar trabalhadores, em terceiro lugar pessoas que estão em contacto com os utentes, que são os chamados dirigentes ativos. Isso tem sido cumprido, tenho ouvido falar de uma ou outra situação em que terão sido outras pessoas, mas tanto quanto me chega ao conhecimento têm sido casos de sobras de vacinas e é bom que sejam aplicadas, mas que sejam aplicadas depois desta ordem e para pessoas que estão ligadas à instituição", defendeu o presidente da Confederação Nacional de Instituições Sociais (CNIS), o padre Lino Maia.

Em causa estão notícias de vacinação de pessoas nos lares de idosos que não têm contacto direto com os utentes.

"Ouvi falar de dois provedores que foram vacinados, mas um provedor, em princípio, está na instituição, está em contacto com os utentes. Penso que tem havido alguma exploração tendenciosa do caso", defendeu Lino Maia.

20h56 – Multiplicam-se relatos de profissionais de saúde à beira do colapso

20h55 – FMI desembolsa 20,47 milhões para a Guiné-Bissau combater a pandemia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que aprovou o desembolso de 20,47 milhões de dólares em assistência de emergência para a Guiné-Bissau combater a pandemia de Covid-19, dois dias depois de novo estado de calamidade.

"O FMI aprovou o desembolso de 20,47 milhões de dólares [16,86 milhões de euros] ao abrigo da Facilidade de Crédito Rápido para ajudar a Guiné-Bissau a cumprir as necessidades urgentes da balança de pagamentos que surgem devido à pandemia de Covid-19", lê-se numa nota enviada hoje à Lusa.

A informação, que surge dois dias depois de o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, ter decretado no sábado o estado de calamidade por um período de 30 dias, aponta que a assistência do FMI "vai ajudar a apoiar a despesa crítica na saúde, proteção social e investimento para sustentar a recuperação, bem como fomentar os recursos adicionais dos doadores".

20h54 – Hospitais de Lisboa e Porto continuam sob grande pressão

Só numa semana, os hospitais de Lisboa receberam para internamento mais 529 doentes Covid. A ministra da Saúde assume que a situação é preocupante.

O Hospital de Santa Maria está quase a chegar aos 300 doentes internados. Estão 233 em enfermaria 57 em cuidados intensivos.

O Beatriz Ângelo, em Loures, tem 253 doentes em enfermaria, 22 em intensivos.

A Norte, há hospitais com taxas de ocupação também no limite. A média de mortes no hospital de Aveiro disparou de 3 para 15 a cada 24 horas.

O centro hospitalar do Baixo Vouga assume a preocupação na assistência. Tem 103 profissionais infetados, quase 160 doentes Covid internados, 9 em Intensivos.

20h53 - Países Baixos com terceira noite de confrontos após imposição do recolher obrigatório

Várias cidades dos Países Baixos estão hoje a ser palco, pela terceira noite consecutiva, de confrontos após a imposição do recolher obrigatório, destinado a travar a propagação da Covid-19.

Os confrontos estão a opor a polícia antimotim, que está a utilizar canhões de água, a grupos de manifestantes na cidade portuária de Roterdão, e também na pequena localidade de Geleen (sul, próximo de Maastricht), segundo reportam vários órgãos de comunicação social e a polícia holandesa.

Em curso estão confrontos em Geleen e, para já, uma pessoa foi detida, indicou a polícia local na rede social Twitter.

O presidente da Câmara de Roterdão, Ahmed Aboutaleb, autorizou, num decreto, a polícia a multiplicar as detenções.

"As detenções estão em curso. Estamos a pedir que abandonem os locais", escreveu a câmara de Roterdão, também no Twitter.

20h51 - Bolsonaro diz que China enviará 5.400 litros de ingredientes para vacina

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, informou hoje que a China autorizou a exportação de 5.400 litros de ingredientes necessários para a produção da Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac.

"A embaixada da China informou-nos, pela manhã, que a exportação dos 5.400 litros de insumos [ingredientes] para a vacina Coronavac [foi] aprovada e já estão em vias de envio ao Brasil, chegando nos próximos dias. Assim, também os insumos da vacina AstraZeneca estão com liberação [exportação] sendo acelerada", escreveu na rede social Twitter o chefe de Estado brasileiro.

"Agradeço a sensibilidade do Governo chinês, bem como o empenho dos ministros das Relações Exteriores, da Saúde e da Agricultura", concluiu Bolsonaro.

Em resposta, o embaixador chinês em Brasília, Yang Wanming, afirmou, pelo Twitter, que a "China está junto com o Brasil na luta contra a pandemia e continuará a ajudar o Brasil neste combate dentro do seu alcance".

"A União e a solidariedade são os caminhos corretos para vencer a pandemia", acrescentou o diplomata.

20h49 - Açores vão testar toda a população da ilha do Corvo com testes rápidos

Toda a população da ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores, será testada com testes rápidos de despiste do novo coronavírus, depois de se ter registado o primeiro caso positivo na ilha, anunciou hoje o Governo Regional.

"Esta manhã chegou à ilha do Corvo um carregamento com 500 testes rápidos para proceder à testagem de toda a população do Corvo", avançou, hoje, em declarações aos jornalistas, o secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses.

Até sábado, a ilha do Corvo, com cerca de 460 habitantes, não tinha registado qualquer caso de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19.

O primeiro caso, reportado no sábado, foi identificado no âmbito de um teste realizado ao sexto dia aos passageiros que chegam de fora do arquipélago ou da ilha de São Miguel, que está classificada como zona de "alto risco" de transmissão.

20h47 - Surto em Gondomar causa 33 infetados entre utentes e colaboradores de lar

20h44 - Apoios públicos para combate à pandemia nas instituições sociais estão atrasados

Os apoios públicos à compra de material de proteção para lares residenciais do setor social ainda não foram pagos na íntegra, adiantou hoje o presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS), o padre Lino Maia.

“Em relação aos acordos de cooperação não tem havido atrasos, tem havido atrasos é nestas medidas extraordinárias. Aí é que o processo muitas vezes é moroso. As instituições que se candidataram em agosto e que foram contempladas só parte é que já recebeu o apoio”, disse à Lusa o presidente da CNIS, que hoje reuniu o seu conselho geral “fundamentalmente para partilhar as medidas que estão a ser adotadas pelo Governo de apoio ao setor nesta emergência”.

Segundo Lino Maia, algumas instituições ainda não estão a receber “na íntegra” os apoios que podem chegar aos oito mil euros, uma vez que as candidaturas às verbas do programa Adaptar Social+ correspondem a 10 mil euros em materiais de proteção para a pandemia, a que corresponde uma comparticipação pública de 80%.

“Fundamentalmente neste momento o que devo dizer é que há custos muito elevados, particularmente intensos com a resposta à pandemia, nas instituições que têm residentes. Nas estruturas residenciais para idosos e nas unidades de cuidados integrados há custos muito elevados com a aquisição de material de proteção”, disse Lino Maia.

20h41 - EUA repõe restrições a viagens a partir de espaço Schengen, Reino Unido, Irlanda e Brasil

O Presidente dos EUA vai repor as restrições às viagens a partir de países do espaço Schengen, Reino Unido, Irlanda e Brasil para travar a expansão da pandemia de Covid-19, anunciou hoje a Casa Branca.

À lista, Joe Biden acrescenta ainda a África do Sul, que não fazia parte, anteriormente, do conjunto de países com restrições de entrada nos EUA que o ex-Presidente Donald Trump levantou antes de abandonar o cargo, em 20 de janeiro.

“O Presidente decidiu manter as restrições que existiam anteriormente para o espaço Schengen, Reino Unido, República da Irlanda, e Brasil”, anunciou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaku, através de um comunicado.

O anúncio confirma as notícias avançadas nas primeiras horas de hoje pela televisão CNN e pela publicação Político, que citavam fontes da Casa Branca.

As restrições deveriam ser levantadas a partir de terça-feira.

20h07 - Madeira regista "tendência decrescente" no número de casos

O Governo da Madeira indicou hoje que a região autónoma apresenta uma "tendência decrescente" no número diário de casos de Covid-19, após quase um mês com registo superior a 100 novos infetados por dia.

"Agora, parece haver uma tendência decrescente, que esperamos se mantenha", disse o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, sublinhando que a descida "é fruto das medidas restritivas" decretadas pelo Executivo.

Na Região Autónoma da Madeira está em vigor o recolher obrigatório entre as 19h00 e as 05h00 durante a semana e entre 18h00 e as 05h00 aos fins de semana, sendo que todas as atividades de natureza industrial, comercial e de serviços encerram às 18h00 nos dias úteis e às 17h00 no sábado e no domingo.

Além destas medidas, que vigoram pelo menos até 31 de janeiro, o Governo Regional suspendeu as aulas presenciais no 3.º ciclo e no secundário, mantendo em atividade normal os restantes níveis de ensino.

"O objetivo é reduzir a circulação", disse Pedro Ramos, alertando, no entanto, para o "índice de transmissibilidade aumentado" das variantes do vírus do Reino Unido, Brasil e África do Sul.

20h00 - AHRESP pede a GNR e PSP para não dificultarem funcionamento de take-away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou hoje às forças de segurança para não dificultarem o funcionamento dos restaurantes com take-away e entregas ao domicílio, indicando que a lei permite os horários normais.

Em comunicado, a AHRESP "apela às forças de segurança, particularmente à GNR e à PSP, que não obstaculizem o funcionamento dos estabelecimentos de restauração e similares nas modalidades de take-away (que inclui o drive thru) e entregas ao domicílio, permitido pela atual lei".

"Nessa conformidade, os estabelecimentos de restauração e similares podem funcionar de acordo com o horário de funcionamento para o qual se encontram autorizados, nos quais, nas modalidades de venda permitidas, podem praticar os seus horários normais, isto é, os horários que - dentro dos limites aplicáveis em função do município em que se localizem - praticariam se nunca tivessem existido limitações especiais resultantes das medidas de combate à doença Covid-19", afirma a associação.

Segundo a AHRESP, os restaurantes e similares "não estão sujeitos à obrigatoriedade de encerramento às 20h00 durante a semana e às 13h00 aos fins de semana e feriados".

Porém, continua a associação, "a ação das forças de segurança tem feito com que muitos estabelecimentos, perante a incerteza gerada, optem por não funcionar, com todos os prejuízos que isso acarreta, quer para os próprios, quer para a economia".

19h48 - Guterres exorta comunidade internacional a alcançar recuperação global e inclusiva

O secretário-geral da ONU instou hoje a comunidade internacional a unir esforços e a alcançar uma recuperação pós-crise pandémica que seja global, inclusiva e equitativa, numa intervenção por vídeo durante o Fórum Económico Mundial, este ano totalmente virtual.

Para António Guterres, a recuperação pós-crise da pandemia de Covid-19 também deve ser “verde”, ou seja, “abordar as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade”, bem como deve avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda com 17 metas (como a erradicação da pobreza ou a proteção do ambiente) que foi aprovada pelas Nações Unidas e pretende estar em vigor até 2030.

“A recuperação inclusiva e sustentável em todo o mundo dependerá da disponibilidade e da eficácia das vacinas para todos, do apoio fiscal e monetário imediato em países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento e de medidas transformadoras de estímulo a longo prazo”, declarou Guterres.

Indicando que as vacinas estão a chegar rapidamente aos países de alto rendimento, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou que uma situação contrária está a ser verificada nos países mais pobres do mundo onde "não há nenhuma”.

E frisou que o mundo só estará a salvo da Covid-19 quando a população de todos os países estiver vacinada.

19h27 - Testes antigénio prosseguem nas escolas que permanecem abertas

O processo de testagem à Covid-19 nas escolas prossegue para alunos e funcionários em todos os estabelecimentos que continuam abertos para filhos de trabalhadores essenciais no contexto da pandemia, adiantou hoje o Governo.

"Na sequência das deliberações do Conselho de Ministros da passada quinta-feira, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação informam que o processo de testagem prossegue nas escolas de acolhimento para filhos e outros dependentes dos trabalhadores de serviços essenciais e que servirão refeições aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar. Serão priorizados, tal como definido no plano inicial, os estabelecimentos de ensino localizados em concelhos de risco extremamente elevado", lê-se numa nota hoje divulgada pelo Ministério da Educação.

Devido ao agravamento da pandemia de covid-19 nas últimas semanas, o Governo decidiu na passada semana o encerramento das escolas de todos os níveis de ensino por 15 dias, até 8 de fevereiro, como forma de travar o avanço das infeções.

O encerramento teve início dois dias depois do arranque de um processo de testagem massivo com testes antigénio (testes rápidos).

A nota esclarece que o processo permanece em curso nos estabelecimentos de ensino que se mantenham abertos.

19h24 - Angola anuncia mais 77 casos e 17 passageiros em 7.248 testaram positivo

As autoridades de saúde angolanas reportaram hoje mais 77 casos de Covid-19 e anunciaram 17 casos positivos entre os 7.248 passageiros que desembarcaram em Luanda desde 16 de janeiro, nenhum dos quais português.

Os novos casos verificaram-se em Luanda (28), Cabinda (23), Benguela (18), Zaire (3), Bié (2), Moxico (1), Cuanza Sul (1) e Huambo (1), adiantou o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

19h22 - Número de hospitalizações continua a subir em França

O número de pessoas internadas em França continua a subir, com quase 30 mil pacientes em hospitais devido à Covid-19, e 3.041 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos, segundo dados divulgados hoje pelas autoridades gaulesas.

Nas últimas 24 horas morreram 445 pessoas nos hospitais, elevando assim o total de mortos no país devido ao vírus para 73.494.

Com o aumento dos números, os meios de comunicação franceses falam na possibilidade de um novo confinamento, mas o Eliseu mantém-se distante dos rumores, anunciando hoje que o Presidente não falará ao país nos próximos dias e dando assim a entender que não haverá qualquer decisão até fevereiro.

Desde domingo, França registou 4.240 novos casos de Covid-19 e o total de casos confirmados desde o início da pandemia é agora de 3.057.857.

18h51 - Cabo Verde com mais 68 infetados nas últimas 24 horas

Cabo Verde reportou mais 68 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para 13.557 as infeções acumuladas desde 19 de março, informou hoje o Ministério da Saúde.

Segundo um comunicado do ministério cabo-verdiano, nas últimas 24 horas os laboratórios do país analisaram 751 amostras, das quais 68 deram resultado positivo para o novo coronavírus (9%).

Os novos casos foram diagnosticados na sua maioria na cidade da Praia (36), na ilha de Santiago, que tem mais uma infeção cada nos municípios de São Salvador do Mundo, São Miguel e Santa Cruz.

Os restantes casos foram reportados nas ilhas de São Vicente (20) e Maio (9).

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram alta a mais 41 pessoas, elevando para 12.751 os casos considerados recuperados da doença, representando 94% do total de casos já notificados.

Com os novos dados, Cabo Verde aumentou para 13.557 os casos positivos acumulados desde 19 de março, dos quais 127 óbitos, dois doentes transferidos e tem atualmente 674 casos ativos.

18h27 - Itália regista 8.562 novos casos e 420 óbitos nas últimas 24 horas

Itália registou 8.562 novos contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o menor aumento de infeções desde outubro, e 420 óbitos associados à doença Covid-19 no mesmo período, anunciou hoje o Ministério da Saúde italiano.

Com a contabilização destes novos contágios, Itália soma, até à data, 2.475.372 casos de pessoas que ficaram infetadas pelo novo coronavírus.

O Ministério italiano da Saúde destacou que o número de novos casos verificado nas últimas 24 horas se traduz no menor aumento de novas infeções desde outubro, realçando, porém, que foram realizados menos testes de diagnóstico, uma prática normal durante o período de fim de semana.

Em termos de vítimas mortais, o número total de mortes registadas no país desde o início da crise pandémica, em 21 de fevereiro, sobe para 85.881, de acordo com a mesma fonte.

Existem 491.630 casos positivos que estão atualmente ativos em Itália, menos 7.648 em comparação com o dia anterior, segundo a mesma fonte.

18h24 - Portugal continua o país com mais novos casos e novas mortes a sete dias

Portugal era hoje o país em pior situação de novos casos e novas mortes por milhão de habitantes na média dos últimos sete dias, de acordo com sites que recolhem informação estatística sobre a pandemia da Covid-19.

No site ourworldindata.org, Portugal surge como o país que teve nos últimos sete dias mais casos confirmados (1.142) por milhão de habitantes de contágio pelo novo coronavírus, de acordo com os dados compilados pela universidade norte-americana Johns Hopkins.

A seguir a Portugal, tirando pequenos territórios como Andorra (647) e Montenegro (616), surge o Reino Unido (443), Líbano (441), Estónia (401) e Estados Unidos (400).

Segundo a mesma fonte, Portugal está também no topo da tabela de mortes por milhão de habitantes, com 27 por milhão nos últimos sete dias, seguido da Eslováquia (18,9) e Eslovénia (14,9).

Na proporção de casos totais desde o início da pandemia, Portugal tem 62 por milhão de habitantes (o 13.º número mais alto) e figura em 24.º lugar na lista dos países com mais mortes por milhão de habitantes.

18h18 - Espanha com maior aumento de casos num fim de semana

Espanha registou desde sexta-feira 93.822 novos casos de Covid-19, o maior incremento num fim de semana, elevando para 2.593.382 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério espanhol da Saúde.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 767 mortes desde sexta-feira atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 56.208.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha continua a aumentar, passando de sexta para segunda-feira de 829 para 885 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as da Extremadura (1.381), Múrcia (1.372), Comunidade Valenciana (1.340), Castela e Leão (1.352), La Rioja (1.266) e Castela-Mancha (1.248).

O diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simón, indicou hoje que o ritmo de progressão da doença começou a descer há alguns dias, mas que continua a ser preocupante o aumento da ocupação hospitalar devido à doença.

Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais 2.842 pessoas com a doença, das quais 583 na Comunidade Valenciana, 488 na Andaluzia, 445 em Madrid e 321 na Catalunha.

17h42 - Mais 14 óbitos e 363 infetados em Moçambique

Mais 14 pessoas morreram vítimas do novo coronavírus em Moçambique, elevando o número de óbitos para 319, e houve 363 novos casos detetados, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Todas as vítimas mortais são de nacionalidade moçambicana, com idades entre 49 e 84 anos, disse Benigna Matsinhe, diretora adjunta de Saúde Pública, durante a atualização de dados sobre a pandemia.

A responsável anunciou ainda que o total acumulado de casos de no país subiu para 37.781, dos quais 21.011 (64%) estão recuperados.

17h20 - Câmara de Coimbra deteta sete infetados no rastreio às mesas de voto

A Câmara de Coimbra anunciou hoje que foram identificados sete casos positivos de Covid-19 na sequência do rastreio feito aos elementos das mesas de voto para as eleições presidenciais.

Durante a manhã de sábado, os membros das mesas de voto de Coimbra foram testados ao novo coronavírus.

O rastreio permitiu testar 409 pessoas e identificar sete casos positivos, conseguindo-se, assim, "quebrar a cadeia de contágio".

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, destacou que a "missão foi concluída com sucesso".

A autarquia proporcionou o rastreio a fim de "preservar a saúde da comunidade" e assegurar a "máxima segurança" do ato eleitoral, no contexto de pandemia.

17h17 - Bruxelas considera inaceitável atraso de vacina da AstraZeneca e admite ações

A Comissão Europeia considerou hoje "inaceitável" o anúncio da farmacêutica AstraZeneca de que facultará menos doses da vacina Covid-19 à União Europeia do que acordado, e admite avançar com "qualquer ação necessária" para exigir o cumprimento do contrato.

"Na passada sexta-feira, a AstraZeneca anunciou surpreendentemente à Comissão e aos Estados-membros da UE que pretende entregar doses consideravelmente menores, nas próximas semanas, do que acordado e anunciado. Este novo planeamento não é aceitável para a UE", disse hoje a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides.

Numa curta declaração à imprensa após uma reunião por videoconferência entre o executivo comunitário, a farmacêutica e representantes dos 27 Estados-membros da UE, a responsável notou que ainda persistem "questões e importantes e sérias".

"A UE financiou antecipadamente o desenvolvimento da vacina e a sua produção e quer ver o seu retorno" e, além disso, "a UE quer saber exatamente quantas doses foram produzidas até agora e onde", além que questionar "para onde serão destinadas", elencou Stella Kyriakides, notando ainda não ter tido "respostas satisfatórias".

Anunciando uma nova reunião à distância para esta noite, a comissária europeia vincou que "a UE quer que as doses já encomendadas e já pagas sejam distribuídas o mais rapidamente possível e que o contrato seja respeitado na totalidade".

E ameaçou: "A UE vai adotar qualquer ação necessária para proteger os seus cidadãos e os seus direitos".

Da reunião de hoje resultou também a criação de um mecanismo para garantir a transparência nas exportações das vacinas adquiridas por Bruxelas, que já são oito, e para as quais o executivo comunitário já disponibilizou 2,7 mil milhões de euros.

17h14 - Moçambique quer vacina mais cedo e aponta profissionais de saúde como prioridade

O ministro da Saúde de Moçambique disse hoje que os 70.000 profissionais de saúde do país são um dos grupos prioritários para receber a vacina contra o novo coronavírus, cuja chegada, prevista para julho, o Governo quer antecipar.

"Este grupo tem cerca de 70.000 pessoas que devem ser vacinadas" com o primeiro lote que chegar ao país, referiu Armindo Tiago.

Nas suas últimas projeções, o ministro apontou julho como mês de arranque da inoculação em Moçambique, depois de beneficiar do mecanismo Covax.

No entanto, o governante hoje manifestou a intenção de antecipar essa data.

"Acreditamos que o Governo deverá fazer esforços no sentido de garantir a vacina em período precoce", entre os meses "de fevereiro e março para garantir a proteção dos grupos de risco e daqueles que têm prioridade", acrescentou.

17h12 - Surto em unidade de cuidados continuados do Bombarral sobe para 44 infetados

O número de infetados do surto de Covid-19 no Hospital de Cuidados Continuados Casimiro da Silva Marques da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral subiu de 22 para 44, disse hoje o provedor.

Do total de 44 infetados, 26 são utentes e 18 são funcionários, adiantou Luís Camilo Duarte à agência Lusa.

Dois utentes morreram desde que o surto foi detetado na unidade.

Ainda segundo a mesma fonte, os utentes e funcionários que estão negativos vão voltar a ser testados na quarta-feira.

Para colmatar a falta dos funcionários, devido aos trabalhadores que estão infetados, a instituição contratou nove pessoas, através do programa criado para o efeito pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

17h11 - México compra 24 milhões de vacinas Sputnik V à Rússia

O México vai receber 24 milhões de doses da vacina russa Sputnik V ao longo dos próximos dois meses, anunciou hoje o Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

"Falámos com o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, [...] e agradeci-lhe a decisão de nos enviar 24 milhões de doses da vacina Sputnik V nos próximos dois meses", escreveu Lopez Obrador na rede social Twitter.

No domingo, López Obrador, de 67 anos, anunciou estar infetado e sob "tratamento médico", apesar de ter sintomas ligeiros.

Desde o início da pandemia, o México contabilizou 149.614 mortos e 1.763.219 contágios e, segundo o boletim sanitário mais recente, registou nas últimas 24 horas 530 mortos devido à Covid-19 e 10.872 casos.

O México continua a ser o quarto no mundo com mais mortes por Covid-19, depois dos Estados Unidos, do Brasil e da Índia, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

17h08 - Reino Unido regista 592 mortes e sinais de desaceleração da última vaga

O Reino Unido registou 592 mortes e 22.195 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, valores inferiores aos da véspera e sinais de um potencial início de achatamento da curva epidémica, revelam dados publicados hoje pelo governo britânico.

No domingo tinham sido registadas 610 mortes e 30.004 novos casos, embora os dados do fim de semana sejam regularmente mais baixos devido ao atraso no processamento administrativo.

Mesmo assim, é possível ver uma tendência de redução do número de casos de contágio entre 19 e 25 de janeiro, quando o número de infetados (236.164) baixou 25% em relação aos sete dias anteriores.

No mesmo período, o número de mortes (8.671) aumentou 9,8% em relação aos sete dias anteriores, mas está em desaceleração.

Apesar dos sinais positivos, o Governo britânico tem mostrado cautela e evitado comprometer-se com datas para aliviar o confinamento nacional decretado em Inglaterra em 4 de janeiro, alegando a necessidade de completar a vacinação das pessoas mais vulneráveis até 15 de fevereiro.

17h05 - Vacina da Moderna eficaz contra novas variantes

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna anunciou hoje que a sua vacina contra a Covid-19 mantém a eficácia contra as variantes britânica e sul-africana do novo coronavírus, consideradas mais contagiosas.

Em comunicado, que cita resultados preliminares, a Moderna sustenta que a sua vacina "mantém atividade neutralizadora" para as variantes do SARS-CoV-2 com origem no Reino Unido e na África do Sul, e já detetadas em Portugal.

Segundo a empresa de biotecnologia, "é esperado que o regime de duas doses" da vacina "proteja contra as estirpes emergentes detetadas até à data".

O comunicado refere que, em relação à variante britânica, não foi verificado "nenhum impacto significativo nos títulos [níveis de anticorpos] neutralizadores".

Quanto à variante sul-africana, "foi observada uma redução de seis vezes nos títulos neutralizadores", mas tais níveis "permanecem acima" dos que "se espera que configurem uma proteção".

A Moderna adianta, porém, que, "por precaução", está a desenvolver uma "variante de reforço" da sua vacina contra a estirpe sul-africana e que irá testar "uma dose adicional de reforço" da vacina para avaliar "a capacidade de aumentar ainda mais os títulos neutralizadores contra estirpes emergentes".

Os resultados hoje divulgados, que carecem ainda de revisão pelos pares para efeitos de publicação científica, foram obtidos a partir de um estudo 'in vitro' que analisou, a partir de soro sanguíneo humano e de macacos, a capacidade da vacina de induzir a formação de anticorpos neutralizadores potentes contra as duas variantes.

16h46 - População de Penedono testada para controlar focos de contaminação

O município de Penedono proporcionou à população testes rápidos em nome da "saúde mental das pessoas" e para detetar focos de propagação, de forma a "tentar controlar" a pandemia no concelho, disse hoje o presidente da Câmara.

16h25 - Continente americano ultrapassa um milhão de mortes

O continente americano ultrapassou hoje a barreira de um milhão de mortes por Covid-19, registando 7.700 novos óbitos nas últimas 24 horas, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O total de mortes causado pela pandemia no mundo subiu para 2,1 milhões, sendo que 80% estão concentradas na América e na Europa.

A Europa ultrapassou no domingo a barreira de 700.000 mortes desde o início da pandemia.

O número de pessoas infetadas em todo o mundo chega a 97,8 milhões, dos quais 43 milhões foram registados no continente americano e 32 milhões na Europa, segundo estatísticas da OMS.

A curva global de casos diários, e também da América e da Europa, mostra uma forte queda há mais de uma semana, mas o mesmo não acontece com o gráfico de óbitos diários, que continua a aumentar, principalmente no continente americano.

Em termos de países, os Estados Unidos continuam a ser o mais afetado, com 24 milhões de infeções e 414.000 mortos, seguido da Índia (10 milhões de casos e 153.000 mortes) e do Brasil, com 8,8 milhões de infetados e 216.000 mortes.

A evolução diária de casos parece estar a diminuir em todos os países mais afetados pela Covid-19, mas ainda tende a aumentar em nações latino-americanas como a Colômbia, que ultrapassou dois milhões de casos, a Argentina (1,8 milhões) ou o México (1,7 milhões).

16h11 - Impacto em África reverte progressos das últimas décadas

O Departamento das Nações Unidas para Assuntos Económicos e Sociais (UNDESA) alertou hoje para as consequências negativas da pandemia em África, salientando que os impactos serão duradouros e revertem o desenvolvimento conseguido nas últimas décadas.

"O continente africano tem passado por uma crise económica sem precedentes com grandes impactos adversos no desenvolvimento a longo prazo do continente", lê-se no relatório hoje divulgado em Nova Iorque sobre a Situação Económica e Perspetivas Mundiais, que estima que no ano passado o crescimento económico tenha regredido 3,4% e que este ano deverá avançar igualmente 3,4%, em média.

"O confinamento necessário para controlar a pandemia, a reduzida procura externa combinada com os preços baixos das matérias-primas, o colapso do turismo e a descida nas remessas desencadearam perturbações económicas severas", alertam os peritos, notando que "apesar de a maioria dos países em África terem agido rapidamente para conter a propagação da pandemia, a maioria está severamente limitada por uma falta de recursos necessários para apoiar os sistemas de saúde, proteger a população mais vulnerável e apoiar a recuperação".

15h46 - Alunos guineenses contra decisão do Governo de suspender aulas em Bissau

Um coordenador das associações de estudantes da Guiné-Bissau considerou hoje que a decisão do Governo em suspender as aulas em Bissau durante 30 dias, para evitar o alastramento da infeção pela Covid-19, é inadequada e inoportuna.

"Consideramos a medida de inaceitável, inadequada e inoportuna. É verdade que a situação exige medidas de precaução que evitem o alastramento da doença, mas não concordamos com a suspensão de aulas", referiu o dirigente.

15h42 - Quase 70% dos concelhos portugueses em risco extremo

Quase 70% dos concelhos portugueses estão em risco extremo devido ao número de casos de Covid-19, tendo registado uma taxa de incidência acumulada superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 5 e 18 de janeiro, segundo dados oficiais.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), estão neste patamar 215 dos 308 concelhos portugueses (69,8%).

Na última análise, divulgada a 18 de janeiro, existiam 155 concelhos nestas condições, número que era quase o triplo do verificado na análise anterior.

15h19 - Presidente da farmacêutica Astrazeneca lamenta egoísmo de alguns países

O presidente da farmacêutica britânica AstraZeneca lamentou hoje a falta de colaboração dos governos no combate à pandemia de Covid-19, criticando o comportamento egoísta de alguns países.

"Poderia ter sido um momento do género do 4 de julho, ou dia da independência (dos Estados Unidos), mas infelizmente não foi o caso, porque houve uma ligeira postura de `eu primeiro`", disse o francês Pascal Soriot no Fórum Económico Mundial, em Davos.

As declarações de Soriot foram feitas numa altura em que o seu grupo é questionado na Europa sobre a falta de transparência relativamente aos atrasos nas entregas da sua vacina contra a Covid-19.

Soriot não deu exemplos específicos de países, embora a pandemia tenha dado origem a uma corrida mundial para obter acesso o mais rapidamente possível primeiro a equipamentos de proteção e depois a vacinas.

"É justo dizer que poderíamos e deveríamos estar globalmente mais bem preparados para esta pandemia", acrescentou.

"O que não funcionou, a meu ver, foi a colaboração do mundo", mesmo que evoque "bons exemplos" de ajudas entre os setores privado e o público, como o caso da vacina de AstraZeneca, desenvolvido com a Universidade de Oxford.

"Mas posso ver que as coisas estão a mudar e que uma colaboração internacional está a surgir", disse, apelando a que sejam feitos investimentos "em prevenção, deteção e tratamento precoce" para que o sistema de saúde esteja pronto para o futuro.

15h14 - Centro Cultural de Belém prolonga suspensão de atividades até 31 de março

O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, anunciou hoje que vai prolongar a suspensão das suas atividades culturais ao vivo, ensaios e serviços até 31 de março, "face à evolução desfavorável da pandemia" de Covid-19.

Em comunicado, o CCB, que tinha suspendido a atividade cultural ao vivo até 30 de janeiro na sequência do novo confinamento determinado pelo Governo a partir de 15 de janeiro, estende por mais dois meses o encerramento das atividades, abrangendo também ensaios, gravação de espetáculos e montagem de exposições.

A suspensão das atividades culturais é prolongada até 31 de março "salvo (boas) notícias em contrário", indica ainda o comunicado.

Nesse sentido, "conforme anteriormente divulgado, mantém-se o encerramento ao público" das bilheteiras, Garagem Sul, onde são habitualmente apresentadas exposições de arquitetura e auditórios.

"Fazemos um intervalo dos palcos e dos auditórios, e passamos a estar onde estiver, através do #CCBDigital. Todas as semanas serão disponibilizados conteúdos como podcasts, conversas, concertos, entrevistas, visitas virtuais e outras atividades culturais" nas redes sociais e no sítio ´online´ do centro, localizado em Belém, acrescenta o comunicado.

14h50 - Café ilegal encerrado em Oliveira de Azeméis com 30 pessoas no interior

A GNR encerrou no domingo um estabelecimento de bebidas que estava a funcionar ilegalmente com 30 pessoas no seu interior, em Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, informou hoje aquela força militar.

Em comunicado, a GNR refere que, no decorrer de uma ação de policiamento, os militares da Guarda depararam-se com algum ruído proveniente do interior de uma residência, situada na localidade de Cucujães.

"Após diligências policiais, foi possível verificar que no interior dessa residência funcionava ilegalmente um estabelecimento de bebidas com clientes no interior", refere a mesma nota.

Segundo a GNR, a proprietária do estabelecimento, uma mulher de 42 anos, foi constituída arguida, tendo sido ainda elaborados autos de contraordenação às 30 pessoas presentes no local, por incumprimento ao dever geral de recolhimento domiciliário.

14h40 - Portugal registou 1693 óbitos numa semana

A mortalidade voltou a ter uma grande subida pela terceira semana consecutiva. Só na última semana, morreram mais pessoas do que em todo a primeira vaga da pandemia (na última semana, morreram .693 pessoas; até junho, nos quatro primeiros meses da pandemia, tinham morrido 1579).

Na última semana, as vítimas mortais diárias foram sempre acima de 200, algo que até aqui não tinha acontecido num único dia.

Também os hospitalizados continuam a aumentar de forma considerável. Pela segunda semana consecutiva, há mais cem pessoas nos cuidados intensivos e mais 1.200 internados

Há agora mais de 6.400 pessoas com Covid-19 nos hospitais portugueses, um número que é quase o dobro face ao máximo atingido em 2020.

14h33 - Açores determinam encerramento por dois dias de escolas no Faial e no Corvo

O Governo dos Açores determinou hoje o encerramento, por dois dias, do bloco do Jardim Infantil e 1.º Ciclo da Escola Básica António José de Ávila, na Horta, Faial, e da Básica e Integrada Mouzinho da Silveira, no Corvo.

14h25 - Lar da Santa Casa de Paredes de Coura com 102 infetados

Já em Vila Nova de Cerveira, no lar Maria Luísa, subiu para onze o número de mortes na instituição.
Nas últimas horas perderam a vida mais três pessoas.

14h18 - Coreia do Sul pretende alcançar "imunidade de grupo" em novembro

A Coreia do Sul pretende alcançar a chamada "imunidade de grupo" contra a covid-19 em novembro, após ter vacinado 70% da sua população até ao terceiro trimestre, de acordo com um plano de ação apresentado hoje pelas autoridades.

O programa divulgado pela Agência de Controlo e Prevenção de Doenças Infecciosas (KDCA) prevê que, antes do final do primeiro trimestre, os profissionais de saúde (de alto risco devido ao seu maior potencial de exposição ao vírus) e os que trabalham em lares de idosos já terão recebido a vacina.

A previsão é de que as primeiras vacinas cheguem ao país em fevereiro e a vacinação comece imediatamente, de acordo com o documento, explicando que no segundo trimestre as vacinas serão aplicadas a todos os maiores de 65 anos e ao restante dos trabalhadores do setor da saúde.

14h10 - Portugal com mais 252 mortos e 6923 novos casos de infeção

O boletim epidemiológico de hoje confirma 6923 novos casos de Covid-19, mais 252 mortos e 5226 recuperados.

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a registar o maior aumento diário de casos (3111), segue-se a região Norte (1975), Centro (1043), Alentejo (390), Algarve (172), Madeira (112) e Açores (31). 

Dos 252 óbitos, 113 foram reportados na região de Lisboa e Vale do Tejo, 56 na região Centro, 54 no Norte, 21 no Alentejo, sete no Algarve e um na Madeira.

Há mais 303 doentes internados em enfermaria e mais 25 um nos cuidados intensivos. No total, Portugal tem 6420 doentes com Covid-19 internados, dos quais 767 em unidades de cuidados intensivos. 

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza agora 461.757 casos confirmados, 10.721 e 461.757 recuperados. Há 170.635 casos ativos, mais 1405 do que no dia anterior.

As autoridades de saúde têm 212.711 pessoas em vigilância, mais 2047 do que ontem.

14h09 - Escolas dizem-se preparadas para o ensino à distância

As escolas dizem estar totalmente preparadas para regressar ao ensino à distância se for essa a decisão do Governo.
A tutela já fez chegar às escolas orientações para que estejam preparadas para esse cenário a partir do dia 8 de feveriro.

14h07 - Vacina da Moderna com resultados positivos nas novas variantes

A farmacêutica norte-americana afirma que a vacina da Moderna para a Covid-19 mantém atividade neutralizadora para as variantes emergentes inicialmente identificadas no Reino Unido e na República da África do Sul.

14h00 - Instituto Pasteur parou desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou hoje ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava.

Um outro agente francês, o laboratório Sanofi, tinha anunciado em dezembro que a sua vacina estava atrasada e não estaria concluída antes do fim de 2021, devido a resultados menos bons dos que os esperados.

No caso da vacina do Pasteur, as respostas imunológicas induzidas "revelaram-se inferiores às observadas em pessoas curadas de uma infeção natural e também às observadas com as vacinas autorizadas" contra a covid-19, explicou o instituto para justificar a decisão de encerrar o projeto.

A vacina do Pasteur utilizava como base a vacina contra o sarampo, adaptada para combater a covid-19.

13h55 - Hospitais a Norte com taxas de ocupação no limite

Com um aumento de 100% de doentes em Cuidados Intensivos em apenas uma semana, Gaia assume lotação quase esgotada.
O mesmo acontece em Braga, Penafiel, Matosinhos e Aveiro. Neste hospital, a morgue teve que ser reforçada com um contentor frigorífico.

13h52 - Hospitais de Lisboa continuam sob grande pressão

Hoje, há mais 529 pessoas internadas do que na segunda-feira passada.


13h49 - Marta Temido considera preocupante a situação dos hospitais

A ministra da Saúde refere-se aos Hospitais da Grande Lisboa, particularmente ao Hospital Garcia de Orta.


13h48 - Testes falsos em São Tomé e Príncipe

Em São Tomé e Príncipe, foi detetada uma rede de produção de testes falsos da Covid-19.

Três passageiros foram detidos no último fim-de-semana, com testes sem a certificação do laboratório nacional de Saúde, quando embarcavam em São Tomé com destino a Lisboa.

Os passageiros foram presentes esta segunda-feira, ao Ministério Público e encontram-se sob custódia das autoridades judiciais.

Dois técnicos do hospital central que utilizaram carimbos falsos, do laboratório nacional de saúde foram detidos incluindo os passageiros.

Dos três passageiros, um estava infetado.

13h40 - Investimento empresarial cai 13,6% em 2020 devido à pandemia, mais que esperado

O investimento empresarial terá diminuído 16,3% em 2020, uma “redução expressiva” face à anterior previsão de -8,9%, devido à pandemia, prevendo-se que aumente 3,5% este ano, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os resultados do “Inquérito de Conjuntura ao Investimento” de outubro de 2020, realizado entre 1 de outubro de 2020 e 14 de janeiro de 2021, a revisão em baixa do investimento empresarial no ano passado “atingiu maior expressão entre as grandes empresas”, com mais de 250 trabalhadores, que “terão cancelado ou adiado decisões de investimento”.

13h33 - Hospital de Aveiro com sete doentes nos intensivos e 157 em enfermaria

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que agrega os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, tem hoje sete doentes infetados com SARS-CoV-2 na Unidade de Cuidados Intensivos e 157 em enfermaria, divulgou a instituição.

De acordo com o ponto de situação da administração hospitalar, referente à manhã do dia de hoje, desses sete doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos, quatro têm entre os 60 e os 69 anos, sendo que três são do sexo masculino e um do sexo feminino.

A administração do CHBV informou ainda que, no sábado e no domingo, foram realizados 210 testes à covid-19 e 31 tiveram resultado positivo.

13h29 - Jovens mulheres estão a ser "desproporcionadamente afetadas"

A crise pandémica está a afetar "desproporcionadamente" as jovens mulheres, indica uma pesquisa do Instituto Europeu para a Igualdade de Género, divulgada hoje numa reunião de alto nível da presidência portuguesa da União Europeia (UE).

Os resultados preliminares - enviados à Lusa pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE, na sigla em inglês), ao qual a presidência portuguesa da UE pediu que elaborasse uma "nota de pesquisa" sobre o impacto da pandemia nas mulheres - revelam ainda que as oportunidades de emprego para as mulheres que já tinham menos chances antes da crise pandémica "diminuíram desproporcionadamente e têm um efeito a longo prazo potencialmente maior".

13h22 - Surto em lar de freguesia rural de Crato "resolvido"

O surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Gáfete, no concelho de Crato (Portalegre), que provocou três mortos, está “resolvido”, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição.

13h15 - Bruxelas propõe regras mais apertadas para que se evite viagens não essenciais na UE

A Comissão Europeia propôs hoje regras mais apertadas para desencorajar viagens não essenciais na União Europeia (UE), perante o agravamento da pandemia, obrigando passageiros de zonas muito perigosas e do estrangeiro a fazer teste antes de viajar.

13h15 - Governo vai encerrar conservatórias e registos, anuncia sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) revelou hoje que o Governo vai encerrar as conservatórias e serviços de registo, devido à atual situação da pandemia por covid-19, aguardando-se a publicação do despacho ministerial.

13h14 - Hospitais da região Centro com taxas de ocupação de 96% em enfermaria

Os hospitais da região Centro estão com uma taxa de ocupação de 96% em enfermaria para doentes infetados com covid-19 e de 88% em cuidados intensivos, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

13h11 - Portugal está com uma prevalência significativa de circulação da variante inglesa. "É preocupante", disse a ministra da Saúde

12h59 - Portugal recebeu hoje mais doses da vacina da Pfizer, disse a Marta Temido em conferência de imprensa

12h49 - Na próxima semana começa a vacinação das pessoas com mais de 50 anos e com uma das quatro comorbilidades identificadas: doença coronária, insuficiência  cardíaca ou renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica. 

São cerca de meio milhão de pessoas, avançou a ministra da Saúde.

12h44 - Titulares de órgãos de soberania, bombeiros e forças de segurança iniciarão a vacinação a partir próxima semana, avança a ministra da Saúde

12h33 - Já foram vacinadas mais de 160 mil pessoas em Portugal

A ministra da Saude afirmou esta tarde que até hoje já foram vacinadas mais de 160 mil pessoas, profissionais de saúde e residentes em estruturas residenciais para idosos e estruturas na rede nacional de cuidados integrados, prevendo-se que esta semana termine a vacinação destas estruturas.

A única exceção são as instituições onde há surtos e que entrarão mais tarde na vacinação após terminados esses surtos, disse Marta Temido.

12h26 - Ministra da Saúde diz que até às 19 horas do dia 24 de janeiro foram realizadas 255 mil 709 inoculações da vacina

Ministra da Saúde diz que até ao final deste mês estarão vacinados cerca de 100 mil profissionais de saúde considerados prioritários.

12h23 - Presidente do Conselho Europeu avisa farmacêuticas que terão que cumprir prazos definidos

12h13 - Hospital Beatriz Ângelo com 275 doentes internados, 22 em cuidados intensivos

O Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, tem hoje 275 doentes internados com diagnostico covid-19, 22 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e 253 em camas da enfermaria, revelou a unidade hospitalar.

12h08 - Covid- 19. Especial informação esta noite na RTP 1 logo a seguir ao Telejornal

Marta Temido, ministra da Saúde, e Jorge Soares, presidente do Conselho Nacional de Etica para as Ciências da Vida, são os convidados de Fátima Campos Ferreira.

12h07 - Crise sem precedentes no mercado laboral trará recuperação incerta e desigual - OIT

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) considerou hoje que a crise sem precedentes no mercado laboral em 2020 devido à covid-19 trará, este ano, uma recuperação "lenta, desigual e incerta", a menos que se adotem políticas centradas nas pessoas.

12h02 - Bruxelas pressiona AstraZeneca para entregar doses de vacina acordadas com UE

A Comissão Europeia pressionou hoje a farmacêutica AstraZeneca para entregar "o mais rapidamente possível" as doses contratualizadas com a União Europeia (UE) da vacina contra a covid-19, após a empresa ter admitido problemas na distribuição.

"Depois do anúncio feito pela AstraZeneca, de que haverá uma quebra na distribuição, a comissária europeia (da Saúde) Stella Kyriakides enviou uma carta ontem (domingo) à empresa para solicitar esclarecimentos adicionais", declarou o porta-voz do executivo comunitário, Stefan De Keersmaecker, falando na conferência de imprensa diária da instituição em Bruxelas.

O porta-voz especificou que, "nessa carta, a comissária pede uma distribuição em linha com o que foi acordado no acordo (de aquisição) e reitera que a capacidade de produção tem de se adequar à conduta dos estudos clínicos para assegurar a disponibilidade das vacinas o mais rapidamente possível".

"Isto é muito importante para honrar (o cumprimento) do contrato", insistiu Stefan De Keersmaecker.

11h22 - Vacinação em Macau será gratuita também para não residentes

Macau deverá iniciar a vacinação contra a covid-19 até final de março, sendo esta gratuita também para estudantes e trabalhadores não-residentes, anunciaram hoje as autoridades no território, que continuam sem precisar uma data para o arranque.

11h00 - Santuário de Fátima promove primeiro retiro 'online'

O Santuário de Fátima promove em fevereiro o primeiro retiro 'onine', desafiando os peregrinos em confinamento devido à pandemia de covid-19 a fazerem uma paragem no seu quotidiano.

10h53 - Ministro alemão da Saúde diz que espera aprovação na UE da vacina da AstraZeneca esta sexta-feira

10h34 - Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças no novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram especialistas.

De acordo com especialistas ouvidos pela Lusa, mais birras, impaciência, raiva, frustração e situações de confito são situações espetáveis de acontecer neste regresso a casa das crianças e dos jovens para um novo confinamento. (Lusa)

10h24 - Ministro alemão da Economia espera que a economia alemã regresse aos níveis pré-pandemia apenas a meio de 2022

10h23 - Sobe para 11 o número de mortes em lar de Vila Nova de Cerveira

O surto de Covid-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, provocou a morte a mais três utentes, informou hoje o presidente da Câmara, totalizando 11 óbitos associados à doença causada pelo novo coronavírus.

10h16 - África com mais 641 mortes e 19.619 infetados nas últimas 24 horas

09h41 - Moderna cancelou o fornecimento de vacinas que deviam chegar à Polónia na próxima terça-feira

08h41 - Turquia recebeu mais 6.5 milhões de doses da vacina chinesa

08h40 -  Médicos e enfermeiros cubanos chegam a Moçambique

Um grupo de 14 profissionais de saúde cubanos chegou no domingo a Maputo para apoiar o país a combater o novo coronavírus, anunciou hoje o Ministério da Saúde moçambicano.

08h24 - Mais de um milhão de pessoas já receberam a vacina para o novo coronavírus em França, diz o Executivo

08h13 - Escolas já receberam instruções do Ministério para se prepararem para o ensino à distância

08h12 - Comissão Europeia preocupada com os atrasos no fornecimento das vacinas

08h06 - Alemanha com mais 6729 casos e mais 217 vítimas mortais

08h05 - Nova Zelândia volta a identifcar um caso de Covid-19 no na comunidade, o primeiro em meses

Trata-se de um mulher com 56 anos. Autoridades já rastrearam os contactos que, até agora, deram todos negativo ao vírus.

08h03 - Situação na França preocupante, diz o responsável da Autoridade da Saúde no país

08h01 - Ministro espanhol da Saúde vai deixar o Governo esta terça-feira para se candidatar às eleições regionais na Catalunha marcadas para 14 de fevereiro.

7h30 - Índia com 131 mortes e mais de 13 mil casos nas últimas 24 horas

A Índia registou 131 mortes por covid-19 e 13.203 casos nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades indianas.

Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 10,6 milhões de casos do novo coronavírus (10.667.736), mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos, que no último balanço contavam com mais de 25,1 milhões.

Com um total de 153.470 mortes, a Índia é o terceiro país do mundo com mais óbitos, a seguir aos Estados Unidos e ao Brasil, de acordo com a contagem da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

O país tem atualmente 184.182 casos ativos da doença.

Ministro da Defesa testou positivo à covid-19
João Gomes Cravinho tem sintomas ligeiros. Está em confinamento, mas vai manter-se a trabalhar à distância. É já o sétimo membro do Governo infetado desde o início da pandemia.

Na última semana, foi divulgado o caso da Ministra da Agricultura e Pescas, Maria do Céu Antunes. Também já testaram positivo, os Ministros do Planeamento, Ensino Superior, Finanças, e da Economia e Trabalho.
Adiada reunião do Infarmed
Foi adiada a reunião no Infarmed, entre os especialistas em saúde e os políticos, prevista para terça-feira. Para já, ainda não foi definida uma nova data.

A última reunião foi no dia 12 de janeiro.

Estes encontros servem de base às decisões do executivo para o controlo da pandemia. Isto depois de Portugal ter batido um novo recorde no número de mortos por Covid-19.
Morreram mais 275 pessoas, num total de 10.469 óbitos desde o inicio da pandemia.

Foram registados mais 11 721 casos.

Há 6 117 pessoas internadas, mais 195 do que nas 24 horas anteriores.

Nos cuidados intensivos estão mais 22 doentes, num total de 742.

Protestos contra restrições

Na Dinamarca e Países Baixos foram detidas pelo menos 30 pessoas durante os protestos contras restrições impostas por causa da pandemia.

Em Amesterdão, a polícia teve que dispersar milhares de manifestantes.

Durante a noite, 25 pessoas já tinham sido detidas depois de pegarem fogo a um centro de testes à COVID-19, e por violarem o recolher obrigatório

Em Copenhaga, centenas de pessoas envolveram-se em confrontos com a polícia.

Arremessaram garrafas e outros objetos contra a polícia e queimaram uma imagem da primeira-ministra dinamarquesa.

Foram detidas cinco pessoas.

O presidente do Conselho Europeu garante que a Comissão Europeia vai acionar todos os mecanismos legais para obrigar as farmacêuticas a cumprirem os prazos de entrega de vacinas contra a COVID-19.

Na semana passada registaram-se quebras na distribuição da Pfizer em vários Estados-membros, incluindo Portugal.

A AstraZeneca também já avisou que não vai conseguir cumprir os prazos definidos de início.