50 anos da RTP revisitados por ex-quadro da estação pública

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
RTP

Uma viagem pelos momentos mais marcantes da história da RTP é a proposta do livro "RTP 50 Anos - História da Televisão em Portugal", um projecto de Vasco Hogan Teves, um ex-quadro da RTP, hoje apresentado em Lisboa.

Com uma ligação à RTP de quase quatro décadas, Vasco Hogan Teves percorre em mais de 400 páginas e 600 imagens a história da primeira televisão portuguesa, um trabalho de pesquisa de cerca de um ano e meio que para o autor foi também um reviver de recordações.

"Seria impossível não verter o meu próprio sentimento neste livro", afirmou hoje à agência Lusa, relembrando que foi interveniente e espectador de muitos dos acontecimentos relatados na obra.

Vasco Hogan Teves entrou na RTP em 1957 como redactor praticante (estagiário), iniciando um percurso que o levaria a assumir cargos como chefe de redacção (1959), chefe da divisão de programas de Informação e Actualidades (1969) e director do Telejornal (1971), função que só abandonaria após Abril de 1974.

Depois do 25 de Abril transitou para o departamento de Relações Exteriores, onde permaneceu até à reforma.

"Muitos dos acontecimentos são vistos a partir da minha interpretação pessoal. É um projecto que tem um grande cunho pessoal", frisou.

As primeiras emissões, transmissões e directos, os programas mais emblemáticos, as personalidades, o período pós-25 de Abril, o aparecimento da cor, as primeiras telenovelas portuguesas, as inovações tecnológicas e o recente processo de reestruturação são alguns dos "capítulos" do percurso da RTP focados no livro, que contou com a colaboração do jornalista Alexandre Honrado.

Um percurso que foi, segundo Vasco Hogan Teves, revisitado em paralelo com a própria história do país.

Inserido no programa de comemorações dos 50 anos da RTP, o livro terá uma edição limitada, não estando prevista, nesta primeira fase, a comercialização no circuito nacional de livrarias.

A obra será distribuída apenas em organismos oficiais, universidades e bibliotecas.

Em paralelo, o autor desenvolveu um CD - que integra a edição em papel - onde vão estar disponíveis mais imagens e documentos relativos à estação pública.

"O CD é o livro em bruto, no seu total, enquanto que a edição em papel é uma condensação de toda a informação recolhida", explicou.

O conteúdo do suporte digital, que contém cerca de 1.800 fotografias, vai estar disponível para consulta na Internet, na página online da RTP.

Para Vasco Hogan Teves, esta aposta pretende "colmatar uma lacuna que existe no acesso [do público] à história" da televisão portuguesa.

"O objectivo é dar a possibilidade a estudantes ou a pessoas que se interessam pelo mundo da comunicação social de terem um instrumento de acesso permanente", afirmou.

O convite para redigir o livro partiu do próprio conselho de administração da televisão pública, na sequência de "História da Televisão em Portugal-1955/1979", que o ex-quadro da estação pública publicou em 1998.

Vasco Hogan Teves, que nasceu a 17 de Dezembro de 1931 em Sintra, é também o autor do livro "Vamos falar de Televisão" editado em 1971, uma das primeiras obras portuguesas dedicadas ao mundo do pequeno ecrã.

pub