Aida Rechena será a nova diretora do Museu do Chiado - DGPC

por Lusa

A museóloga Aida Rechena foi escolhida para diretora do Museu do Chiado, em Lisboa, substituindo no cargo David Santos, disse à agência Lusa fonte da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

De acordo com o sub-diretor da DGPC, Samuel Rego, Aida Rechena foi selecionada por concurso público tendo sido a que apresentou "o projeto mais consistente e inovador para os desafios do futuro" do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.

Doutorada em Museologia, Aida Rechena era, desde 2005, diretora do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco. Entre 2012 e setembro passado acumulou também a direção do Museu da Guarda.

David Santos demitiu-se em julho da direção do Museu do Chiado em rutura com a tutela da Cultura, depois de ter sido revogado um despacho que incorporava a chamada Coleção SEC (Secretaria de Estado da Cultura) naquele museu.

Samuel Rego assumiu interinamente o cargo desde então, até à conclusão do concurso para nomeação de nova direção.

Desde os anos 1990, a par do percurso académico, Aida Rechena foi técnica superior na Direção-Geral de Educação, no Museu de Angra do Heroísmo, no antigo Instituto Português do Património Arquitetónico e na Câmara Municipal de Odivelas.

Em 2012, Aida Rechena foi distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia pela tese de doutoramento "Sociomuseologia e Género. Imagens da Mulher em exposições de Museus Portugueses".

Aida Rechena assume a direção do Museu do Chiado meses depois de concluída a primeira fase do projeto de ampliação do museu para as antigas instalações do extinto Governo Civil de Lisboa, um projeto ambicionado há mais de duas décadas pelos sucessivos diretores que geriram aquele espaço museológico.

O Museu do Chiado tem sob a sua tutela a Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, também em Lisboa.

 

Tópicos
pub