Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Alunos de Arganil desenvolvem programa turístico para valorizar Interior Centro

por Lusa

Alunos do 12.º ano da escola secundária de Arganil, distrito de Coimbra, desenvolveram um programa de apresentação do território do Interior centro, envolvendo atores locais, atividades tradicionais e desportivas, património ou espaços naturais.

O programa, a que a agência Lusa teve hoje acesso, denomina-se "Sente -- Este é o Teu Caminho" e irá decorrer nos municípios de Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra, no âmbito das provas de aptidão profissional (PAP) de dez alunos do curso de Turismo Ambiental e Rural daquele estabelecimento de ensino.

Arranca na sexta-feira com um percurso entre Góis e Arganil, desde logo com a iniciativa "História Codificada", da autoria de Valério Carvalho, que passa pela criação de códigos QR (código de barras com informação incorporada que é lido pela câmara de telemóveis), com informações sobre monumentos da vila e concelho de Góis.

O percurso de sexta-feira ruma depois a Celavisa, freguesia de Arganil, onde Marcos Piedade propõe "Já a Minha Avó Dizia", um projeto de rotas turísticas sustentadas nas memórias e tradições daquela vila.

Dia 16, em Arganil, Carolina Cunha desenvolve a ação "SuperNature", um encontro de alunos finalistas do curso profissional de Turismo Ambiental e Rural de escolas da região Centro, com atividades desportivas na praia fluvial da Cascalheira, na freguesia de Secarias.

No dia 19, o destaque vai para a Pampilhosa da Serra, primeiro com a iniciativa "Pampbike", de Jéssica Paiva, rotas de bicicleta por pontos turísticos do concelho, seguida de um programa de animação turística dedicado à Serra de Açor, proposto por Leonor Magalhães.

O município de Arganil congrega outras três atividades: dia 20, Beatriz Castanheira propõe o programa "Move On", um passeio de kayak no rio Alva com um percurso de 10 km entre Ponte Maladão e a aldeia das Fronhas, e, no dia seguinte, Beatriz Marques conta "Histórias da Minha Rua", num percurso urbano de duas horas na sede de concelho, envolvendo personagens e moradores.

Já dia 22 é o Rali de Portugal que está na base da atividade proposta por Tiago Marques, com uma "Road Trip" por locais e histórias associadas àquela competição automóvel, como o mosteiro de Folques ou a aldeia de Alqueve.

O município de Góis encerra, no dia 23, o programa "Sente -- Este é o Teu Caminho", com a iniciativa "Agalope", dinamizada por Bruna Inglês, com um percurso de charrete entre o lugar de Polvorais (junto aos Penedos de Góis) e o parque florestal da Oitava e "Olhar as Estrelas", de Rodrigo Nogueira, baseado num empreendimento de agroturismo na aldeia de Aigra Velha, que pretende ser classificado como alojamento com certificação Starlight, dedicado à observação do céu noturno.

Tópicos
pub