Animação "$9.99", de Tatia Rosenthal, eleita o melhor filme do festival Monstra

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 16 Mar (Lusa) - O filme "$9.99", da realizadora israelita Tatia Rosenthal, venceu o grande prémio do Monstra, Festival de Animação de Lisboa, que terminou no domingo.

Este ano a competição do festival centrava-se apenas em longas-metragens de animação e o filme "$9.99", produção israelo-australiana de Tatia Rosenthal, foi o grande vencedor.

"$9.99", que utiliza a técnica de figuras de plasticina e moldáveis, é um filme sobre o sentido da vida e baseia-se em contos do escritor israelita Etgar Keret.

Para o público do festival português, o melhor filme apresentado a concurso foi "Idiots and Angels", do realizador norte-americano Bill Plympton, já distinguido este ano no Fantasporto.

A música que Serge Besset compôs para "Mia et le Migou", de Jacques-Rémy Girerd, foi eleita a melhor banda sonora, e "Max & Co", dos irmãos Sam e Fred Guillaume, que estiveram em Lisboa, recebeu o prémio de "melhor filme para a infância e juventude".

"Sita Sings the Blues, filme biográfico da realizadora norte-americana Nina Paley, recebeu o prémio especial do júri.

Entre os filmes de estudantes a concurso, apenas em curtas-metragens, destaque para "DJ Remédios", filme indiano de U. Sharma, D. Imchen, D. Murkherjee, e "Smolik", de Cristiano Mourato, considerado o melhor entre os candidatos portugueses.

Em 2010, o festival cumpre dez anos e para assinalar a efeméride terá Portugal como país convidado.

A próxima edição, dedicada apenas a curtas-metragens, decorrerá de 11 a 21 de Março e incluirá retrospectivas de realizadores portugueses e estreias cinematográficas.

O Monstra 2009 decorreu no cinema São Jorge, e contou com programação paralela nos museus do Oriente, de Etnologia e da Marioneta.

Tópicos
pub