Lisboa, 20 abr (Lusa) -- Dez jovens dos 16 aos 25 anos estreiam-se na interpretação teatral, na sexta-feira, com "Histórias em viagem", apanhado de experiências que viverem ou ouviram, e que levam a cena no bairro da Outurela, em Oeiras, numa produção Artemrede.
Este é o segundo espetáculo do Projeto Odisseia, que teve início em 2016 e termina em 2018, com o objetivo de promover a integração social de jovens residentes em bairros desfavorecidos, disse hoje à agência Lusa uma das responsáveis da Artemrede, que gere o Odisseia.
O projeto, cofinanciado pelo Programa Partis da Fundação Calouste Gulbenkian, visa a capacitação artística de jovens com idades entre os 16 e os 25 anos, destacou à Lusa a diretora executiva da Artemrede, Marta Martins.
"Histórias em viagem" é produzido pela Artemrede e pela Associação Cultural Radar 360 e, depois da estreia, na sexta-feira à noite, no bairro da Outurela, a peça ficará em itinerância pelos outros concelhos que fazem parte do projeto -- Almada, Barreiro, Moita, Santarém e Sesimbra.
A obra explora a linguagem artística do teatro de rua, do teatro físico, da dança, do cinema e da música, e conta ainda com a interpretação de dois atores e dois bailarinos profissionais.
O processo criativo deste espetáculo implicou, numa primeira fase, a visita dos diretores artísticos da companhia Radar 360°, Julieta Rodrigues e António Oliveira, a cada território para um primeiro contacto com a população local no sentido de compreender os seus interesses.
Fazendo uso do espaço público e acompanhados pelo artista plástico Ícaro Pintor e pelo sonoplasta João Bento, passaram a dar a conhecer o projeto e a proceder à recolha de imagens e sons.
Em cada município, foram desenvolvidas ações de formação de teatro físico e de rua, de música experimental e novas tecnologias, movimento e artes plásticas.
Estas formações, organizadas em articulação com os técnicos de intervenção social e cultural dos seis municípios e com a cooperativa social RUMO, permitiram reconhecer, identificar e experimentar espaços exteriores de intervenção e criar arquivos de sons, histórias, movimentos, objetos e texturas plásticas, por forma a gerar conteúdos próprios e transdisciplinares, explicou Marta Martins à Lusa.
Os profissionais e a equipa de dez jovens selecionados para a peça estão, desde o passado dia 03, em residência artística no bairro da Outurela, a preparar o espetáculo desta sexta-feira, representação que repetem no dia seguinte.
Os próximos espetáculos de "Histórias em viagem" realizam-se nos dias 28 e 29, na Cidade Sol (Barreiro), 26 e 27 de maio, em S. Domingos (Santarém), 09 e 10 de junho, no Vale da Amoreira (Moita), 16 e 17 de junho na Quinta do Conde (Sesimbra) e a 30 de junho e 01 de julho, na Trafaria (Almada).
"Histórias em viagem" tem direção artística de António Oliveira e Julieta Rodrigues e interpretação de Inês Lua e Bernardo Ribeiro, no teatro físico, e de João Santiago e Chiara Zompa, na dança.