ÚLTIMA HORA
Euro2024. Espanha é Campeã da Europa ao bater na final a Inglaterra por 2-1

Câmara de Lisboa apresenta novos projetos e atividades culturais

por Arlinda Brandão - Antena 1

Imagem promocional São Luiz - Lisboa Cultura

O presidente Carlos Moedas dois meses após assumir a pasta da Cultura fez um ponto de situação na área da Cultura. Entre os principais projetos e iniciativas em curso estão a abertura do novo MUDE - Museu do Design e da Moda a 25 de julho, a inauguração do Teatro Variedades no inicio de outubro e a abertura do Pavilhão Julião Sarmento em novembro.


Há também para 2025 a criação de uma exposição permanente da Coleção de Arte Contemporânea da CML e a ampliação e renovação do Museu do Fado.

A autarquia quer apostar em  novas centralidades para a Cultura para evitar a concentração de tantos turistas na Baixa da cidade e quer apostar em novos equipamentos culturais noutras zonas. A Câmara pretende continuar e acelerar o programa "Um teatro ema cada bairro" com novas apostas.

Em 2025 destaque para a participação de Lisboa na exposição mundial de OSAKA e vão ser assinalados os 80 anos do Plano de Urbanização do Bairro de Alvalade "um plano urbanistico que esteve na origem de projetos de arquitetura modernista de grande relevo e no desenvolvimento de um bairro com características únicas".

Quanto ao Passe cultura, medida implementada em 2022 permitiu até agora a entrada gratuita em equipamentos e espaços culturaisda cidade a mais de 20 mil pessoas, residentes com idade até aos 23 anos e com mais de 65 anos.

Carlos Moedas tem como objetivo aproximar a Cultura dos lisboetas e dos que visitam a cidade.
PUB