Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Clube Escape Livre da Guarda recria tradição do transporte de neve da Serra da Estrela para Lisboa

por Lusa

O Clube Escape Livre da Guarda vai recriar, em agosto, a tradição secular do transporte de neve (gelo) da Serra da Estrela para Lisboa, que permitiu que os reis pudessem saborear gelados ou bebidas frescas nos meses quentes.

A tradição vai ser recriada no dia 08 de agosto, pelo Clube Escape Livre e pela Marinha do Tejo, com o evento "Dar neve a Lisboa", após sugestão do cientista Carvalho Rodrigues, natural de Casal de Cinza, no concelho da Guarda.

Segundo Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, a ideia da organização é "recriar aquilo que acontecia em 1700", em que havia transporte de neve da Serra da Estrela até ao Cais das Colunas, em Lisboa, "para dar, nomeadamente a sua majestade, o rei, e depois também para ser vendida como gelado".

"Vamos recriar o processo todo, desde retirar a neve do local (...) a 08 de agosto, transportá-la nos veículos 4x4 até à Moita, onde essa neve embarca nos barcos da Marinha do Tejo até ao Cais das Colunas, onde é desembarcada", explicou à agência Lusa.

O responsável referiu que a neve quando chegava a Lisboa era "entregue a sua majestade, o rei", e era distribuída "pelos almocreves para [os comerciantes] fazerem gelados".

A organização, que espera transportar cerca de 600 quilos de neve (gelo) para Lisboa, apresentará mais tarde os pormenores da realização da iniciativa.

O mentor da ideia, Carvalho Rodrigues, lembra que outrora a neve era "cortada" na Serra da Estrela e era "posta nas geleiras", que eram "poços" ou "buracos onde não bate o sol", e depois transportada para a capital.

A neve seguia em burros e cavalos até Vila Velha de Ródão e a partir dali era transportada de barco para Lisboa.

Carvalho Rodrigues disse que irá ser feito "algo que começou há 400 anos" com a neve da Serra da Estrela que, em sua opinião, "é outra coisa".

Segundo o cientista, a tradição começou em 1614, quando, todos os anos, diariamente, entre o primeiro dia de maio e o último de setembro, tinham se ser transportados para Lisboa "entre 450 a 600 quilos de neve" por dia, para sua majestade tomar neve", que era "derreter a neve e beber a água fresca, porque não havia máquinas de gelo".

A iniciativa que vai ser recriada em agosto faz parte do calendário de atividades do Clube Escape Livre que, este ano, vai promover um total de 14 atividades no país e também no estrangeiro.

O calendário para 2020, que foi apresentado na quinta-feira, no Cine Place do centro comercial La Vie, inclui o 11.º Raid do Bucho e Outros Sabores (13 a 15 de março), o 4.º Off Road Bridgestone/First Stop Marrocos (de 25 de abril a 03 de maio), o Classic Cars Tour (15 a 17 de maio), o Guarda Racing Dais (11 e 12 de julho), o XXII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo (18 e 19 de julho) e o Drift de Pinhel/Campeonato de Portugal e Taça Internacional (22 e 23 de agosto), entre outras atividades.

Tópicos
pub