Companhia de Teatro de Almada repõe "Nao d´Amores", de Gil Vicente, no sábado
Almada, 14 out (Lusa) - A Companhia de Teatro de Almada (CTA) repõe, a partir de sábado, na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, a peça "Nao d`amores", um texto inédito de Gil Vicente, estreado em julho, na 33.ª edição do Festival de Almada.
Coproduzido pela companhia residente em Segóvia Nao d`Amores, dirigida por Ana Zamora, esta tragicomédia foi escrita em 1527 para celebrar o regresso a Lisboa dos reis portugueses D. João III e da sua jovem mulher Catarina da Áustria, após uma ausência de quase dois anos devido a uma epidemia de peste, e representada no mesmo ano e uma única vez, no Paço da Ribeira, segundo a encenadora.
Na peça, cuja ação decorre numa nau (a `nao` de amores), cruzam-se personagens, todas de caráter alegórico, a própria cidade de Lisboa, o Amor, que conduz o barco, um Frade doido, um Pastor castelhano, um Negro, um Velho apaixonado e dois Fidalgos portugueses.
Para a encenadora espanhola, que assina o projeto, batizar o seu grupo com o nome de uma peça de Gil Vicente constituiu uma "declaração de princípios e, ao mesmo tempo, uma metáfora em redor daquilo que se supõe que seja o devir apaixonado de uma companhia teatral", conforme se lê na apresentação da obra.
Na 33.ª edição de Almada, que decorreu este ano de 04 a 18 de julho, a peça teve duas representações.
No palco da sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, a peça vai estar em cena até 13 de novembro, de quarta-feira a sábado, às 21:00, e aos domingos, às 16:00.
Interpretada por Catarina Melo, Estêvão Antunes, Filipa Meneses, Luís Lima Barreto, Moisés Maroto, Sergio Adillo e Sílvio Vieira, "Nao d´Amores" tem cenografia de Richard Cenier e figurinos de Deborah Macías.
A coreografia é de Javier García Ávilae, e os arranjos e direção musical são de Alicia Lázaro.
No dia 29, às 18:00, no `foyer` do Teatro Municipal Joaquim Benite estará a equipa responsável pelo espetáculo, incluindo a encenadora, para mais uma edição de conversas com o público.