Gondomar, Porto, 11 mar (Lusa) - A União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Gondomar, lançou hoje um concurso "inédito" de curtas-metragens para "ampliar" aos jovens a aposta cultural de uma junta que em 2015 realizou "mais de 150 atividades".
As candidaturas ao primeiro Concurso de Curtas-Metragens de Fânzeres e São Pedro da Cova podem ser feitas até 30 de junho e os trabalhos deverão ser originais, não podendo ser distribuídos comercialmente.
A autarquia que agrega Fânzeres e São Pedro da Cova decidiu responder ao repto de jovens destas freguesias que estudam Som e Imagem, mas alargou, contou à agência Lusa o presidente Daniel Viera, o âmbito dando-lhe um caráter nacional e internacional.
"Esta iniciativa é a confirmação de que a Junta de Freguesia considera a cultura como uma prioridade. Pretendemos criar espaços diversificados de participação e fruição cultural para todo o tipo de público. Consideramos que a cultura é fundamental para a emancipação", disse o autarca.
Em Fânzeres e São Pedro da Cova no último ano foram promovidas mais de 150 atividades culturais da música clássica ao rock, poesia, teatro, entre outras áreas.
Daniel Vieira destacou o objetivo de que as iniciativas tenham "continuidade" e "deem frutos", realçando, por exemplo o facto do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, inaugurado em 1989 e remodelado em 2008/09, ter batido em 2015 o recorde de visitantes com 7.000 pessoas.
"Não há nenhum espaço museológico em Gondomar que tenha tido tantos visitantes como o Museu Mineiro de São Pedro da Cova", disse Daniel Vieira, sublinhando a dinâmica desenvolvida nesse espaço nomeadamente através de programas pedagógicos com visitas ou levando o museu às escolas e às associações.
Atualmente está patente no Museu Mineiro de São Pedro da Cova uma coleção de fósseis o que, no entender do autarca, "prova que o espaço tem conseguido captar quem se interessa pela história industrial ou sobre as minas mas também pela área da geologia".
Já para assinalar o 25 de Abril estão a ser preparadas mais de 30 atividades com folclore, dança, conferências e exposições.
Daniel Vieira realçou a "forte aceitação do público" às atividades culturais, avançando que o Festival de Musica Clássica que decorreu entre dezembro e janeiro com oito espetáculos e mais de meio milhar de executantes foi "muito bem acolhido e participado".
Nota também para o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres que este ano vai completar 25 edições ou para as Quadras Populares ao São Pedro que registaram participações internacionais, nomeadamente do Brasil e de África do Sul.
Quanto ao primeiro Concurso de Curtas-Metragens, a junta avançou com parcerias com Universidades onde são ministrados cursos ligados ao audiovisual.
Lê-se no regulamento que o tema do concurso é "aberto à criatividade e imaginação de todos os participantes" que podem candidatar-se de forma individual ou em grupo, sejam profissionais ou amadores.
Também podem participar escolas e coletividades da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
Cada curta-metragem deve ter a duração máxima de 20 minutos e pode ser ficcional, experimental, de animação, narrativa ou documentário.
A organização prevê, em data a designar, promover uma gala para entrega de prémios e exibição das curtas-metragens.