ESPECIAL
Presidenciais 2026. Projeções, contagem de votos, discursos e análise

Danièle Sallenave lança "De Amor" dia 31 no Instituto Franco-Português

A escritora francesa Danièle Sallenave vai estar no Instituto Franco-Português, em Lisboa, no dia 31 de Março para apresentar o seu romance "De Amor", cuja trama decorre entre o pós-guerra e a actualidade.

Agência LUSA /

"De Amor", editado em Portugal pela Gradiva, conta a história de duas pessoas que, sem nunca se terem conhecido, têm em comum dois factos: o de terem sido amadas por uma mesma mulher e o de se suicidarem num curto espaço de tempo.

O livro chega às livrarias dia 17, a mesma data de publicação de "O Jardim de Cimento", livro de Ian McEwan com o qual a Gradiva inicia a reedição de toda a obra do escritor, um dos mais controversos e admirados pelo público e crítica internacionais.

"O Jardim de Cimento" tem por narrador Jack, um rapaz de 15 anos que vive com duas irmãs adolescentes e um irmão pequeno, e expõe sem rodeios uma realidade onde a morte e o sexo espreitam a cada passo, fazendo estalar o verniz das convenções e preconceitos morais.

Além destes volumes, a Gradiva tem no prelo "O Paradoxo do Poder Americano", em que Joseph Nye questiona porque razão os Estados Unidos não são capazes de solucionar problemas globais - como o terrorismo, a degradação ambiental e a proliferação de armas de destruição maciça - sem envolverem outros países.

A editora vai também dar chancela a "Os Relógios de Einstein, os Mapas de Poincaré", volume em que Peter Galison relata a aventura intelectual dos cientistas Albert Einstein (1879-1955) e Jules Henri Poincaré (1854-1912) em busca do domínio do tempo.

PUB