Encontrado em museu de Nova Iorque um quadro confiscado pelos nazis

O FBI recuperou num museu em Nova Iorque um quadro roubado em 1933 pelos nazis. A obra de arte pertencia a uma família judia alemã.

RTP /
Exposição de sete quadros roubados pelos nazis, em 2009, no Museumof Fine Arts, de Montreal. Christinne Muschi, Reuters

A obra do artista americano Gari Melchers, intitulada “Winter” (“Inverno”, em português), estava em exposição no Arkell Museum, em Nova Iorque, quando foi recuperada pelo FBI em setembro.

O quadro pertencia ao judeu Rudolf Mosse, um editor e filantropo alemão. Mosse terá comprado a obra em 1900, numa exposição de arte em Berlim.

“Winter”, juntamente com todas as restantes obras de arte colecionadas por Rudolf Mosse, foi confiscada pelos nazis em 1933, altura em que a família Mosse fugiu da Alemanha. A família alemã era perseguida pelos nazis não só pelas suas raízes judaicas, mas também pelas suas ligações ao Berliner Tageblatte, um antigo jornal alemão crítico do Partido Nacional-Socialista.

Em 1934, o quadro foi adquirido pelo empresário norte-americano Bartlett Arkell e, mais tarde, colocado em exposição no Arkell Museum.

A diretora do museu, em declarações à BBC, disse estar “muito triste” por descobrir a história por trás do quadro “Winter”.

A recuperação da obra de Gari Melchers faz parte de um trabalho internacional para localizar obras de artes confiscadas pelos nazis, em que se tem destacado o historiador de arte portoriquenho Hector Feliciano. Por enquanto, o quadro estará sob a guarda do FBI, até ser de novo entregue à família Mosse.
Tópicos
PUB