Encontro celebra 70 anos sobre o I Congresso Nacional de Arquitetura

| Cultura

Um encontro para celebrar os 70 anos sobre a realização do I Congresso Nacional de Arquitectura vai decorrer na quinta-feira, no Forte de Sacavém, em Lisboa, anunciou hoje a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

De acordo com um comunicado da entidade, o encontro intitula-se "Revelar o Património. O I Congresso de Arquitectura. 1948 -- 2018", e pretende assinar "um marco na história da arquitetura portuguesa do século XX".

O Forte de Sacavém foi escolhido porque integra um arquivo com vários espólios dos arquitetos que nele participaram, e estarão presentes no encontro Paula Silva, diretora-geral do Património Cultural, Ana Tostões, presidente do Docomono Internacional, José Manuel Pedreirinho, presidente da Ordem dos Arquitetos.

Também terá a presença, segundo a DGPC, de Nuno Sampaio, diretor da Casa da Arquitetura, João Pardal Monteiro, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e Bárbara Coutinho, do Museu do Design e da Moda (MUDE), entre outros nomes.

Esta iniciativa, segundo a DGPC, insere-se no projeto-âncora "Revelar o Património", que contempla a realização de encontros periódicos anuais, a par de uma componente editorial.

O objetivo é promover e divulgar os arquivos e espólios documentais existentes no Forte de Sacavém, bem como os projetos e ações de estudo e inventário que nele têm sido desenvolvidos.

O Forte de Sacavém, sob tutela da DGPC, detém o mais importante arquivo de património e de arquitetura do século XX em Portugal, e nele encontra-se documentação textual, entre processos de obra e administrativos, cerca de 35 mil fichas de inventário, 13 milhões de desenhos e mais de 700 mil fotografias digitalizadas.

Tópicos:

Arquitetura, Docomono,

A informação mais vista

+ Em Foco

Pela primeira vez desde que assumiu o mandato, o secretário-Geral da ONU fala abertamente à RTP dos principais conflitos globais.

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.