Eurovisão 2021. Portugal garante lugar na final. Conheça aqui todas as músicas apuradas

por Andreia Martins - RTP
Piroschka van de Wouw - Reuters

Portugal garantiu esta quinta-feira um lugar na final do Festival Eurovisão da Canção, que decorre no próximo sábado. O tema "Love Is On My Side", interpretado pelos The Black Mamba, figurou entre os dez mais votados nesta segunda semi-final, ao lado das canções de Albânia, Sérvia, Bulgária, Moldávia, Islândia, San Marino, Suíça, Grécia e Finlândia.

Estão definidas as 26 canções que vão atuar na final de Roterdão, no próximo sábado. Na semi-final desta quinta-feira apuraram-se os últimos dez países a garantir um lugar na final da 65ª edição do Festival Eurovisão da Canção.

Pela primeira vez, Portugal concorreu com uma música totalmente cantada em inglês. Com o tema “Love Is On My Side”, a banda The Black Mamba conseguiu ficar entre as dez músicas mais votadas da noite.

Como é habitual, o país anfitrião – neste caso, os Países Baixos - apura-se diretamente para a final, assim como as canções de outros cinco países (os “big five”: Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido). Os restantes 33 países a concurso disputaram duas semi-finais e em cada uma foram escolhidos dez países que se qualificaram para a final. 

A grande final acontece a 22 de maio, no próximo sábado, a partir das 20h00, com transmissão em direto na RTP1.
Conheça aqui as músicas que se apuraram nesta segunda semi-final:

Albânia - "Karma" (Anxhela Peristeri)



Sérvia - "Loco Loco" (Hurricane)



Bulgária - "Growing Up Is Getting Old" (VICTORIA)



Moldávia - "SUGAR" (Natalia Gordienko)



Portugal - "Love Is On My Side" (The Black Mamba)



Islândia - "10 Years" (Daði og Gagnamagnið)



San Marino - "Adrenalina" (Senhit)



Suíça - "Tout l'Univers" (Gjon's Tears)



Grécia - "Last Dance" (Stefania)



Finlândia - "Dark Side" (Blind Channel)


As músicas apuradas na primeira semi-final:

Noruega - "Fallen Angel" (TIX)




Israel - "Set Me Free" (Eden Alene)



Rússia - "Russian Woman" (Manizha)



Azerbaijão - "Mata Hari" (Efendi)



Malta - "Je Me Casse" (Destiny)



Lituânia - "Discoteque" (The Roop)



Chipre - "El Diablo" (Elena Tsagrinou)



Suécia - "Voices" (Tusse)



Bélgica - "The Wrong Place" (Hooverphonic)



Ucrânia - "Shum" (Go_A)



Os big-five e o país anfitrião:
Itália - "Ziiti E Buoni" (Mäneskin)



Países Baixos - "Birth Of a New Age" (Jeangu Macrooy)


Alemanha - "I Don't Feel Hate" (Jendrik)


França - "Voilá" (Barbara Pravi)


Reino Unido - "Embers" (James Newman)


Espanha - "Voy A Quedarme" (Blas Cantó)



Pandemia em pano de fundo
Devido à situação pandémica, todos os 39 países em competição gravaram as respetivas atuações de forma a garantir a participação no certame, caso não fosse possível subir a palco ou viajar para Roterdão na altura do festival.

Na primeira semi-final, a Austrália - que participa no festival desde 2015 e acabou por não se qualificar para a Final- participou com uma atuação gravada antecipadamente, uma vez que a delegação não pôde viajar para os Países Baixos. Nesta segunda semi-final, os Daði og Gagnamagnið, que representam a Islândia, não apresentaram a sua música ao vivo, já que um dos elementos da banda testou positivo à Covid-19.

“Os Daði og Gagnamagnið tomaram a difícil decisão de cancelar a sua apresentação ao vivo nos espetáculos deste ano do Festival da Eurovisão, visto que só querem atuar juntos, enquanto grupo", lê-se no comunicado da União Europeia de Radiodifusão (EBU).

Ainda assim, a canção conseguiu apurar-se para a final, tendo sido transmitida uma atuação de ensaio, gravada em palco a 13 de maio.

Quem também testou positivo à Covid-19 foi Duncan Laurence, dos Países Baixos. O vencedor da anterior edição do Festival da Eurovisão, em 2019, com o tema “Arcade” apresenta alguns sintomas e não vai estar fisicamente na Ahoy Arena para passar o testemunho ao vencedor deste ano. No entanto, a EBU garante que o cantor irá integrar o espetáculo “de uma forma diferente”.

Apesar da pandemia, as duas semifinais e também a final contam com público a assistir ao vivo, com 3.500 bilhetes vendidos por espetáculo.

Portugal participou pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção em 1964. Na última década, os candidatos portugueses falharam quase sempre o acesso à final, mas foi também nos últimos anos que Portugal obteve o seu melhor seu resultado de sempre. Em 2017, o país ficou primeiro lugar com o tema “Amar Pelos Dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. A vitória levou a que Portugal acolhesse a competição no ano seguinte, em 2018.
pub