Exposição dos 30 anos do Centro Português de Serigrafia abre hoje em seis museus
Lisboa, 05 mar (Lusa) - A exposição "A Realidade do Imaginário" inaugura hoje, às 18:30, em seis museus e num mosteiro da região centro do país, onde vão estar reunidas 200 obras de artistas portugueses e estrangeiros.
João Prates, do Centro Português de Serigrafia (CPS), disse à agência Lusa que a exposição faz parte de um conjunto de iniciativas que vão celebrar trinta anos de existência daquela entidade, ao longo de 2015.
A inauguração da exposição, em simultâneo, irá acontecer hoje nos Museus de Aveiro e da Guarda, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior de Castelo Branco, nos museus José Malhoa e da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, Joaquim Manso, na Nazaré, e no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.
A exposição, que ficará patente até 26 de abril, resulta de uma iniciativa do CPS em parceria com a Direção Regional de Cultura do Centro.
Cruzeiro Seixas, Maluda, Nadir Afonso, Armanda Passos, Gabriel Garcia, Raul Perez, Velickovic, Alice Jorge, Bárbara Walraven, Eva Armisén, Francisco Simões, Lurdes Leite, Malangatana, Lima de Freitas, Artur Bual, Carlos Calvet, Espiga Pinto, Gracinda Candeias e Laura Cesana são alguns dos duzentos artistas representados.
Criado em 1985, por António Prates, o CPS realizou até hoje cerca de 2.600 edições de arte gráfica, de dezenas de artistas portugueses e estrangeiros.