Fernando Campos lança biografia romanceada de Safo
Lisboa, 25 out (Lusa) -- O escritor Fernando Campos, que se estreou há 25 anos na ficção com "A Casa do Pó", apresenta na quarta-feira em Lisboa o seu novo romance, "A Rocha Branca", uma biografia romanceada da poetisa Safo.
Nesta obra, publicada com a chancela Alfaguara, da editora Objectiva, e que será lançada às 18:30 na Fnac Chiado, o autor, de 87 anos, transporta os leitores até à antiguidade clássica e centra a ação na ilha de Lesbos, no Mar Egeu, onde vive Safo, a poetisa mais famosa daquela época, que via no amor uma inesgotável fonte de inspiração para os poemas líricos que escrevia.
O drama que Fernando Campos narra neste romance reside no facto de Safo, cuja alma ardente e jovial está aprisionada no invólucro da velhice, amar o jovem corpo de Fáon, que encerra um espírito velho e desapaixonado -- uma diferença que ela decide ignorar.
Este livro surge 25 anos depois da estreia literária de Fernando Campos, com "A Casa do Pó", um romance histórico que resultou de 11 anos de investigação e um de escrita e que até agora teve 18 edições, contando mais de 100 mil exemplares vendidos.
Nascido em Águas-Santas (concelho da Maia, distrito do Porto) em 1924, Fernando Campos licenciou-se em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra e foi professor do ensino secundário em várias escolas técnicas e liceus, o último dos quais o Liceu Pedro Nunes, em Lisboa.