Festival Afonso Lopes Vieira leva poesia, concertos e pintura a São Pedro de Moel

por Lusa

Dezenas de atividades animam até domingo São Pedro de Moel no âmbito do festival que recorda a vida e obra do poeta Afonso Lopes Vieira (1878-1946), que viveu naquela praia do concelho da Marinha Grande, no distrito de Leiria.

Entre visitas encenadas, concertos, teatro, exposições, feira do livro infantil, exibição de artesanato, oficinas para crianças e, claro, a já tradicional poesia declamada nas ruas e o passeio poético com Afonso Lopes Vieira e a família Rey Colaço, o programa para 2021 contempla algumas novidades relativamente a edições anteriores.

O festival promovido pela Protur - Associação para a Promoção do Turismo de São Pedro de Moel conta este ano com a estreia de um documentário realizado por Álvaro Romão, "Ar livre - Da vida em São Pedro de Moel", que procura registar a identidade do lugar, através da arquitetura, literatura, memória cultural e quotidiano da praia da Marinha Grande. 

Por outro lado, um conjunto de encontros denominados "Jornadas da Floresta" vão convocar a comunidade local e regional "a imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo", explica a organização em comunicado.

Estas conversas sobre arquitetura, turismo e arte de São Pedro de Moel vão contar com a participação, entre outros, de Gonçalo Byrne, Susana Lobo, Pedro Appleton, João dos Santos e Sónia Guerra.

Nas artes plásticas, os artistas Tiago Baptista, Paula Ferreira, Mariana Gomes e João dos Santos vão desenvolver durante dois dias uma maratona de pintura no pátio da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira (em jornadas de nove horas seguidas), criando obra para uma exposição a inaugurar no sábado à tarde.

A nível da programação musical, estão agendados concertos de Miguel Calhaz para a noite de sexta-feira e Fio-Manta e Lavoisier no sábado.

O Festival Afonso Lopes Vieira começa na sexta-feira em três palcos de São Pedro de Moel: Jardim do Vale, Casa-Museu Afonso Lopes Vieira e Jardim do Bambi. O encerramento é domingo à noite com a apresentação do espetáculo teatral "Sob a terra", da companhia Leirena.

 

Tópicos
pub