Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Festival Imaterial nove dias em Évora

por Lusa
O festival anima a cidade de Évora durante nove dias D.R. - CM Évora

Concertos, cinema, conversas e passeios pelo património são propostas do Festival Imaterial, que tem início esta sexta-feira, em Évora, onde decorre até dia 27, combinando expressões de nações como Burkina Faso, Burundi, Curdistão, Geórgia, Grécia, Índia, Irão, Letónia, Mali, Marrocos, México e Portugal.

A abertura realiza-se na Sé Catedral de Évora, pelo Huelgas Ensemble, projeto originário da Bélgica, do maestro e investigador Paul van Nevel, com um espetáculo dedicado ao compositor português do século XVI Vicente Lusitano, o primeiro compositor negro com obra publicada a nível mundial, segundo a investigação musicológica atual.

O Prémio Imaterial, que distingue ações de promoção e valorização do património cultural imaterial, será entregue no último dia ao antropólogo Paulo Lima, ligado aos processos de classificação do fado, do cante alentejano, da arte chocalheira e da morna, e que coordena a inscrição na UNESCO das bandas filarmónicas portuguesas.

O festival, na terceira edição, é uma iniciativa da Câmara de Évora e da Fundação Inatel, tem produção executiva da Gindungo e direção artística do programador Carlos Seixas.

pub