Filipe Duarte e Tomás de Almeida partilham prémio de Melhor Actor no Festival de Montreal

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
DR

Os actores portugueses Filipe Duarte e Tomás de Almeida foram distinguidos ex-aequo com o prémio para o melhor actor no 31.º Festival de Cinema de Montreal, pelas suas interpretações no filme "A outra margem", do realizador Luís Filipe Rocha.

O filme, produzido pela Clap Filmes, de Paulo Branco, tem ainda no elenco Maria D`Aires, Horácio Manuel, Sara Graça, Eduardo Silva e João Pedro Vaz, entre outros.

Integraram o júri desta edição do Festival, que hoje termina, Alyda Faber (Canadá), Guy Marchessault (Canadá),Heike Kühn (Alemanha),Scott Malkemus (Estados Unidos) e Roman Mauer (Alemanha).

"O filme foi muito aplaudido [na estreia mundial em Montreal] e nós fomos muito comoventemente felicitados. Não poderia ter sido melhor. Eu nem esperava tanto", tinha declarado à Lusa o realizador, confessando que esta foi uma das "experiências profissionais mais interessantes" que já teve.

A crítica canadiana elogiou o filme e os seus actores, com destaque para os agora premiados Tomás de Almeida e Filipe Duarte, e ainda para Maria D`Aires.

"A outra margem", com estreia em Portugal a 25 de Outubro, foi uma das cinco produções portuguesas presentes no Festival.

As outras foram "20,13", de Joaquim Leitão, "Terra Sonâmbula", de Teresa Prata, a co-produção luso-espanhola "La Caja", de Juan Carlos Falcon, e a curta-metragem "Deus não quis", de António Ferreira.

pub