Filme sobre o Parque Nacional da Peneda Gerês premiado em festival internacional

Viana do Castelo, 28 out (Lusa) - O filme "Gerês- Xurés - Parque da Biosfera Transfronteiriça", produzido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, foi um dos vencedores do Festival Internacional de Cinema Turístico (ART&TUR), anunciou hoje fonte daquela estrutura.

Lusa /

De acordo com a mesma fonte, o filme promocional do Gerês-Xurés ganhou NO sábado, no Porto, cidade onde decorreu o festival, o primeiro prémio na categoria temática "Turismo Desportivo e Ativo", por decisão de um júri internacional composto por elementos de dez países de três continentes, entre jornalistas, professores universitários, empresários e dirigentes associativos, peritos em marketing, cinema e televisão.

Com a duração de cerca de três minutos, "mostra a singularidade das paisagens, a fauna e a flora do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), em Portugal, e do Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés (PNBLSX), na Galiza, espaços que integram o Parque Transfronteiriço Gerês/Xurés e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês/Xurés.

Trata-se de uma coprodução com a Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda Gerês (ADERE-PG) e realizado por Martin Dale.

O filme insere-se no projeto "Valor Gerês-Xurés", de cooperação transfronteiriça, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal/Espanha (POCTEP) 2007-2013, que visa o desenvolvimento de um modelo de gestão integrado das Portas do PNPG e do PNBLSX.

O projeto tem como parceiros a CIM Alto Minho, os municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca e Terras de Bouro, o Ecomuseu do Barroso, a Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL), a IN.Cubo-Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, a Deputación e o Ayuntamiento de Ourense, na Galiza.

Neste momento, o PNPG conta com cinco portas de entrada de entrada e receção de visitantes, em Lamas de Mouro (Melgaço), Mezio (Arcos de Valdevez), Lindoso (Ponte da Barca), Campo do Gerês (Terras de Bouro) e Paradela (Montalegre), cada uma com a sua temática específica.

O objetivo, acrescentou a CIM do Alto Minho, "é alargar e transferir o conceito destas estruturas ao PNBLSX, designadamente nos concelhos de Bande, Calvos de Radín, Entrimo, Lobeira, Lobios e Muiños, criando-se uma rede de onze portas, que contribuam para a dignificação da imagem do PNPG e para o desenvolvimento sustentável deste território".

Constituído a 8 de Maio de 1971, o único parque nacional de Portugal abrange cinco concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real, em mais de 70 mil hectares de área protegida habitada por oito a nove mil pessoas. Actualmente, o PNPG tem cerca de 240 espécies de fauna vertebrada identificadas no território e 1100 de flora, além de 500 sítios de interesse histórico e arqueológico.

Em 2009 foi classificado pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera.

Segundo a CIM do Alto Minho, o ART&TUR é "um dos mais prestigiados festivais a nível mundial" e na sétima edição, que decorreu no Porto, participaram quase duas centenas de filmes oriundos de 37 países.

Tópicos
PUB