"Improvável": Um disco de gente gente do fado que não é um disco de fado

por João Fernando Ramos, Rui Sá

"Improvável" não é fado. É um disco feito por gente do fado. O novo trabalho de José Gonçalvez vai ter concerto de apresentação a 31 de maio no Casino do Estoril.
"Vai ser um grande concerto, com todos os dez convidados que participam no disco, e será um espetáculo único já que não faço intenções de levar o trabalho para a estrada", confessa no Jornal 2 o músico.

No Jornal 2 o video do single de apresentação, "Alentejo Um Ar de Festa", dá a conhecer um trabalho profundamente enraizado nas vivencias do compositor e fadista de Estemoz.

"Improvável", tem o selo da Sony Music e marca o regresso do artista às edições discográficas.

Neste disco, José Gonçalez assume todas as autorias, letras e músicas dos dez temas que o compõem, à exceção do dueto com Cuca Roseta, uma parceria com Tozé Brito.

Para cada tema, José Gonçalez convidou dez dos mais brilhantes artistas portugueses para consigo interpretarem as canções, escritas a pensar em cada um: Cuca Roseta, FF, Filipa Cardoso, Gonçalo Salgueiro, Jorge Fernando, José Cid, Júlio Resende, Maria da Fé, Sangre Ibérico e Vitorino.

A produção ficou a cargo do mais galardoado produtor, e um dos mais brilhantes músicos portugueses, Jorge Fernando. Na guitarra portuguesa, Ângelo Freire e José Manuel Neto; na viola, Jorge Fernando; no baixo, Francisco Gaspar e Máximo Ciuro; no cavaquinho e bandolim, Edu Miranda; nas percussões, Rafa Zamorano; na bateria, David Jerónimo; e nas teclas, José António Pedro.

Nas palavras de José Gonçalez: "Deve ouvir-se este disco, não enquanto um disco de fado, mas um disco de música, feito por muita da gente do fado! Fica o desafio para que se possa ouvir este disco até ao fim, convidando cada um dos ouvintes a uma viagem inesperada e surpreendente, numa clara fusão de géneros, sensibilidades, e influências, onde até a electrónica se mistura e funde com os textos, e os instrumentos tradicionalmente portugueses."
pub