Isabel de Castro estreou-se aos 14 anos

A actriz Isabel de Castro estreou-se aos 14 anos no Teatro Estúdio do Salitre, em Lisboa, tendo participado com a mesma idade no filme "Ladrão precisa-se" de Jorge Brum do Canto.

Agência LUSA /
DR

"Partiu pouco tempo depois para Espanha onde foi primeira actriz e trabalhou com alguns dos melhores realizadores de então", disse à agência Lusa a actriz Alina Vaz que contracenou com ela em várias peças, nomeadamente "A vida privada da mamã" no Teatro da Trindade.

Entre os realizadores espanhóis com que trabalhou encontram-se Rovira Belleta, Fernando Fernán Gómez, Franciso Rabal, López Vasques, Ana Mariscal e Conchita Velasco.

"Quando regressa era uma actriz feita, com grande nome e um enorme talento a provar esse mesmo grande nome", recordou Alina Vaz.

"Isabel de Castro era uma mulher cheia de talento, não só no palco como no cinema e na televisão, e na escrita, especialmente poesia", referiu a actriz.

Isabel Maria de Castos Osório de Castro e Oliveira, de seu nome completo, nasceu em Lisboa a 01 de Agosto de 1936.

Aos sete anos publicou o seu primeiro livro de ficção e aos nove de poesia.

A sua novela "Antes de a vida começar" escrita aos 16 anos, foi publicada em 1951.

Quando regressou a Portugal interpretou várias peças, tendo integrado a companhia do Teatro da Trindade, bem como a do Teatro Avenida, onde foi dirigida por Luís Stau Monteiro, do Villaret, Monumental, e ainda os grupos de teatro Nosso Tempo, o Experimental do Porto, Estúdio de Lisboa, onde contracenou com Catarina Avelar na peça "A cozinha".

"Contracenar com ela era fácil dada a segurança que tinha e transmitia", disse Catarina Avelar.

Isabel de Castro integrou o elenco do Experimental de Cascais, onde voltou a contracenar com Alina Vaz em "Ivone Princesa da Borgonha", entre outras peças.

De Cascais passa para o elenco do Cornucópia, onde foi dirigida por Luís Miguel Cintra e daqui para os Artistas Unidos, onde trabalhou com Jorge Silva Melo.

A sua última peça neste grupo foi em 1996, "O fim ou Tende misericórdia de nós" de Silva Melo.

Em 1990 foi homenageada pela Cinemateca Portuguesa e "recentemente em Madrid realizou-se um Ciclo dedicado a ela", disse a actriz Manuela Maria.

Além de poesia e ficção escreveu a peça infantil "Eva ou O Renascer" com a qual realizou uma digressão de dois anos.

Ingressou no Grupo de Teatro Hoje onde trabalhou com Carlos Fernando, participou ainda nos cartazes do Teatro Aberto e em algumas produções do Teatro da Garagem e de Ricardo Pais, no São João do Porto, em 2002.

Além do cinema espanhol, Isabel de Castro trabalhou com diferentes realizadores portugueses, nomeadamente, Perdigão Queiroga, Henrique de Campos, João Botelho, Alberto Seixas Santos, Solveig Nordlung, Paulo Rocha, Pedro Costa, Manuel Mozos, António Macedo e Manoel de Oliveira.

Ao longo da sua carreira recebeu vários galardões e prémios.

PUB