Jornalista da RTP1 distinguido com Grande Prémio Gazeta 2006

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O trabalho feito pelo jornalista da RTP1 Jacinto Godinho sobre a história da emigração portuguesa foi seleccionado pelo Clube de Jornalistas para receber o Grande Prémio Gazeta 2006.

O conjunto de três trabalhos desenvolvidos pelo repórter na série televisiva "Ei-los que partem - História da Emigração Portuguesa", que foi avaliado por um júri composto por jornalistas e personalidades ligadas ao mundo académico, será distinguido com um prémio de valor monetário de 20 mil euros.

O júri da iniciativa do Clube de Jornalistas, que conta com o patrocínio exclusivo da Caixa Geral de Depósitos, destacou o trabalho desenvolvido pelo jornalista da RTP pelo "rigor com que a informação recolhida foi tratada, a multiplicidade de géneros jornalísticos utilizados - da entrevista, à reportagem e ao comentário - a clareza do texto produzido, a fluidez e pertinência das imagens transmitidas".

O juri assinalou, igualmente, a "oportunidade e exemplo de serviço público do trabalho realizado, sobretudo quando, volvidos quatro séculos durante os quais Portugal funcionou como ponto de partida, o País constitui, agora, ponto de chegada de populações oriundas do mundo inteiro", referiu o Clube de Jornalistas no seu site.

A associação atribuiu hoje também o Prémio Gazeta Revelação, que foi conquistado pelo jornalista da revista Pública, João Pacheco, com os trabalhos "Guardadores de sementes", "O almoço ilegal está na mesa" e "Caça à pedra maneirinha".

O vencedor do Prémio Gazeta Revelação, categoria onde só podem concorrer jornalistas que tenham menos de 30 anos de idade e não mais de dois anos de exercício da profissão, será reconhecido com um prémio monetário de cinco mil euros.

A revista mensal Mais Alentejo arrecadou o Prémio Gazeta Imprensa Regional.

Criada há 8 anos, a publicação é dirigida por António Sancho, antigo jornalista da agência Lusa.

Com sede e redacção em Beja, e delegados em Portalegre e no litoral alentejano, a Mais Alentejo conquistou o troféu "graças a uma qualidade gráfica invulgar e uma informação atenta e plural sobre figuras e realidades da vasta região alentejana", bem como por ser "um espaço, influência e prestígio que o colocam entre os bons exemplos de uma renovada informação regional, cada vez mais viva e actuante" destacou o júri.

O júri da competição decidiu, ainda, atribuir o troféu Gazeta de Mérito ao jornalista Manuel António Pina por ser um "cronista brilhante e exemplar" e "uma referência ética e cívica do jornalismo português", sublinhou a organização.

Com o intuito de prestigiar o primeiro jornal português, a Gazeta, cuja publicação se iniciou em 1641, os Prémios Gazeta são atribuídos desde 1984 pelo Clube de Jornalistas.

A valorização dos jornalistas portugueses e o estímulo da qualidade do jornalismo talento e criatividade são os principais objectivos desta iniciativa.

Entre os jornalistas distinguidos desde a década de 80 pelos Prémios Gazeta encontram-se os nomes de Carlos Cáceres Monteiro, Joaquim Furtado, Inês Pedrosa, Adelino Gomes, Laurinda Alves, Carlos Fino, Ana Sousa Dias e Cândida Pinto.

pub