Macau com 15 restaurantes com estrelas Michelin em 2022

por Lusa

Macau perdeu três restaurantes com estrelas Michelin, totalizando 15 estabelecimentos na edição deste ano do Guia para Macau e Hong Kong, hoje apresentado.

Três restaurantes de Macau, "Robuchon au Dôme" e "The Eight Restaurant", ambos no hotel-casino Grand Lisboa, e o "Jade Dragon", no City of Dreams, mantiveram as classificações de 2021, com três estrelas (`uma cozinha única, justifica a viagem`) cada um, escreveu a organização do guia gastronómico no `site`.

Macau conta ainda com cinco restaurantes com duas estrelas (`cozinha excelente, vale a pena o desvio`) e sete com uma estrela Michelin (`cozinha de grande nível, compensa parar`).

Numa entrada direta para o grupo dos restaurantes com duas estrelas, o "Sichuan Moon", criado pelo `chef` de Taiwan André Chiang e liderado pelo `chef` executivo da Malásia Zor Tan no `resort` Wynn Palace, destacou-se "com uma ementa que desafia preconceitos sobre a comida de Sichuan [província chinesa no centro do país], e pratos que podem ser definidos como obras de arte", indicou a organização.

Com uma estrela, obtida no ano passado, o restaurante de comida cantonense "Wing Lei", no `resort` Wynn Macau, conquistou agora a segunda, "sob a liderança estável" do `chef` Chan Tak Kwong, acrescentou.

Na distinção "Bib Gourmand", conferida aos restaurantes que oferecem menus de três pratos por menos de 400 patacas (cerca de 44 euros), mantêm-se sete estabelecimentos em Macau, entre eles o português "O Castiço".

Além destes, destaque em Macau para oito estabelecimentos de `street food`, 20 restaurantes selecionados e uma estrela verde (que distingue uma cozinha sustentável), conquistada no ano passado pelo Restaurante Educacional do Instituto de Formação Turística.

"Nesta edição de 2022, aplaudimos os cozinheiros e restauradores de ambos os territórios por mostrarem coragem, resiliência e criatividade em tempos de incertezas. Estamos orgulhosos de celebrar os mais brilhantes talentos de Hong Kong e Macau enquanto preparam o caminho para dois dos mais excitantes e diversificados destinos culinários do mundo", sublinhou o diretor internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennec.

Tópicos
pub