Mariza recebe disco de ouro na Holanda

| Cultura

"Transparente" é disco de ouro na Holanda
|

A fadista Mariza recebeu um disco de ouro na Holanda, onde se encontra em digressão, pelas vendas do seu mais recente álbum, "Transparente", produzido por Jaques Moremlembau, anunciou hoje a editora EMI Music.

"Transparente", onde Mariza presta homenagem a Amália Rodrigues, Fernando Maurício e Carlos do Carmo, interpretando um fado criado por cada um destes fadistas, registou um volume de vendas superior a 15.000 cópias na Holanda.

A criadora de "Há uma música do povo" (Fernando Pessoa/Mário Pacheco) esgotou hoje o Teatro De Doelen, em Roterdão.

Mariza é acompanhada pelo seu combi habitual, constituído por Luís Guerreiro (guitarra portuguesa), António Neto (guitarra clássica) Vasco de Sousa (baixo), António Barbosa (violino), Ricardo Mateus (viola de arco), Paulo Moreira (violoncelo) e João Pedro Ruela (percussão).

A digressão neerlandesa inclui 10 cidades, tendo Mariza já actuado em Nijnegen, Maastricht, Alkmaar e hoje em Roterdão.

Sábado Mariza sobe ao palco do Centro Musical de Enschede, seguindo-se Tilburgo, Groningen, Utreque, Leiden e Delf.

Em Março a intérprete, que este ano volta a ser nomeada para o Prémio Melhor Artista Europeia em World Music pela BBC Radio 3 - já em 2003 a artista tinha conquistado este galardão - actuará em Espanha, no Auditório de Ourense (Galiza).

A 24 de Março inicia uma digressão por cinco cidades francesas (Suresnes, Roubaix, Vanves, Toulouse e Tarbes).

Em Abril a intérprete de "Recusa" (Mário Raínho/Fado Magala) actuará no Teatro da Filarmónica de Berlim (dia 18), no Burghof, em Lorrach (dia 25), e na Volkshaus, em Zurique, na Suíça, (dia 27).

Este ano a criadora de "Ó gente da minha terra" (Amália Rodrigues/Tiago Machado) tem ainda previstas digressões à Ásia e Brasil, além de "um Verão muito preenchido em Portugal", como adiantou a fadista à Lusa.

"Transparente", onde interpreta poemas de Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Alexandre O`Neil e Vasco Graça Moura, foi editado em Abril do ano passado, e é já duplo platina em Portugal.

"Transparente" alcançou a melhor posição de um disco nacional no top europeu de World Music, um sexto lugar, três meses após a sua edição.

O álbum, gravado no início do ano passado no Rio de Janeiro foi produzido por Jaques Morenlembau.

A informação mais vista

+ Em Foco

Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      A menos de 100 quilómetros da fronteira com a Síria, a cidade turca de Gaziantep é uma terra de tradições e sabores.

      Fotografias da autoria do artista berlinense Martin Dammann lançam luz sobre o lado mais obscuro da Wehrmacht.