Morreu Karl Lagerfeld

por RTP
Gonzalo Fuentes - Reuters

Morreu o designer de moda Karl Lagerfeld. Tinha 85 anos. Estava doente há quase um mês. Conhecido como o Kaiser da moda, o estilista alemão era diretor artístico da casa Chanel, da italiana Fendi e da sua própria marca.

Nascido em Hamburgo, sempre manteve tabu em relação à idade. Chegou a refutar que tinha nascido a 10 de setembro de 1933, apesar do anúncio de nascimento publicado pelos pais, um empresário sueco e uma violinista alemã que também era vendedora de lingerie.

Poliglota, leitor voraz e tabalhador incansável, Karl abandonou a Alemanha no início dos anos 50 e mudou-se com a mãe para Paris, onde estudou desenho e história.

Fez nome como ilustrador de moda e foi contratado como assistente pelo costureiro Pierre Balmain, após vencer um concurso de design na categoria de casacos. Estávamos em 1955 e Karl entrava definitivamente na moda internacional.

Trabalhou como estilista para a casa de alta costura francesa Jean Patou durante cinco anos, criando duas coleções por ano, embora nem sempre aclamado pela crítica.
Diretor da Chloé, Fendi e Chanel
Depois de dois anos a viajar, regressou ao trabalho para a italiana Tiziani e, em 1964, incia colaboração com a francesa Chloé. Viria a ser diretor criativo da casa de alta costura, conhecida pelos vestidos fluídos, em 1974. Vestiu Grace Kelly, Jacqueline Kennedy Onassis e Brigitte Bardot, que mais tarde criticou o estilista pelo uso de pele de animais nas suas coleções.

Regressou, no início da década de 1990, à direção artística da Chloé mas com menos sucesso. Sucedeu-lhe Stella McCartney.

A colaboração profissional mais longa de Karl Lagerfeld  desenhou-se com a marca italiana Fendi. Em 1965 assumiu a direção artística da casa para a qual criou coleções de alta costura, propôs novas combinações de materiais e, em 1977, lançou a linha de pronto-a-vestir.
Lagerfeld era desde 1983 diretor criativo da Chanel. Ao estilista é apontada a capacidade de se renovar e de capturar o espírito da época.

No entanto, o estilista e costureiro alemão era mais conhecido por ser diretor criativo da casa Chanel para as coleções de alta costura, pronto-a-vestir e acessórios.

Contratado para continuar o legado de Coco Chanel, Lagerfeld inspirou-se nas criações da pioneira da moda francesa e evitou que a marca fosse à falência. No entanto, dizia com malícia que Gabrielle Chanel "detestaria" o seu trabalho.

Lagerfeld pegou nos elementos da Chanel - o tweed, o casaco, as pérolas e as correntes de ouro - e adapta-os para recuperar a marca. "Foi o primeiro a fazer luz sobre todos os códigos de uma casa e a servir-se", comentou a historiadora de noda Catherine Ormen, citada pela Reuters. Outras das criações de Lagerfeld na Chanel são as bolsas em diferentes tecidos, formas e cores.
Virginie Viard vai suceder a Lagerfeld na direção artística da casa Chanel.
Os desfiles da casa Chanel são acontecimentos grandiosos orquestrados por Lagerfeld, em conjunto com a sua diretora de estúdio Virgine Viard, numa parceria com mais de três décadas.

"Sem Virginia, o desfile não existiria. Ela está por trás de cada coleção (...). É uma das pessoas-chave na Chanel, juntamente com o Bruno (Pavlovsky, presidente das atividades de moda) e Eric (Pfrunder, diretor de imagem)", reconhecia Lagerfeld numa entrevista concedida em maio de 2018.

Conhecido como Kaiser da moda, Lagerfeld reunia, na década de 90, as supermodelos Claudia Schiffer, Naomi Cambell, Christi Turlington e Linda Evangelista, na mesmo passerelle.

Tinha, desde 1984, uma casa de costura com o nome próprio, Karl Lagerfeld, com sede nos Campos Elíseos, 144.
Paixão por fotografia
Karl Lagerfeld era também apaixonado por fotografia, encontrando inspiração na arquitetura, paisagens, artes gráficas e Paris. Fotografou campanhas publicitárias para a Chanel, Fendi e Dior Homme. As suas fotografias estiveram em exposição na Pinacoteca de Paris, em 2016.

O estilista estava debilitado há várias semanas, motivo pelo qual não participou na semana da moda de Paris. Os agradecimentos foram feiros pela diretora do estúdio criativo.

As causas da morte não são conhecidas.
Tópicos
pub