Morreu o cineasta Lauro António

por RTP

Morreu o cineasta Lauro António. O realizador de "Manhã Submersa" faleceu aos 79 anos em Lisboa, na sua casa, de "morte súbita".

O cineasta, que nasceu a 18 de agosto de 1942, realizou o filme Manhã Submersa (1980) protagonizado por Eunice Muñoz, Virgílio Ferreira, Jacinto Ramos e Canto e Castro. Lauro António foi também crítico de cinema, professor e diretor de festivais.

Em 2018 recebeu o prémio Sophia Carreira, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema e foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Segundo o filho disse à Lusa, Lauro António sofreu "um ataque cardíaco fulminante" esta quinta-feira de manhã em casa, em Lisboa. Não há ainda informações sobre cerimónias fúnebres.

Crítico de cinema, programador, ensaísta e realizador, Lauro António estava atualmente ligado à Casa das Imagens, em Setúbal, um espaço cultural criado a partir de uma doação que o crítico de cinema fez à autarquia.

Em 2021, em declarações à agência Lusa, Lauro António explicava que a Casa das Imagens iria contar com cerca de 50 mil livros, filmes, fotografias, cartazes e outros documentos, para consulta pública, para que não se dispersasse ou caísse no esquecimento.
pub